Skip directly to content

Senar/MS promove treinamento para mobilizadores dos sindicatos rurais

Senar/MS promove treinamento para mobilizadores dos sindicatos rurais

06/03/2015 - 16:45

Um dos parceiros mais importantes para a criação de turmas de capacitação oferecidas pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural é o mobilizador. Este profissional atua nos sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul e são fundamentais no contato direto com os produtores e trabalhadores rurais, afim de saber quais as necessidades de qualificação profissional serão essenciais para o aperfeiçoamento do trabalho no campo.

Por entender a importância deste profissional e reconhecer os esforços realizados para atrair e fidelizar participantes, a equipe técnica da instituição realiza anualmente o TMM – Treinamento de Metodologia para as áreas FPR – Formação Profissional Rural e PS – Promoção Social para Mobilizadores. O curso, realizado entre os dias 3 e 5 de março, trabalhou informações sobre o funcionamento do Senar e as vertentes de trabalho em que realiza, bem como abordou o planejamento de turmas.

O engenheiro agrônomo e instrutor do Senar, Elcio Chagas da Silva, está ministrando o treinamento e ressalta algumas das competências necessárias ao trabalho dos mobilizadores. “A principal qualidade de um mobilizador é sua postura de relacionamento com as pessoas, pois tem de ser um comunicador. Por isso, além dos conhecimentos técnicos que são repassados, o participante exercita técnicas que auxiliarão no trabalho de captação de alunos”, destacou.

Chagas comparou o papel do mobilizador com o de um organizador de festa, pontuando o cuidado necessário em cada etapa do evento. “O organizador de uma festa precisa pensar em todos os momentos de um evento. Primeiro planejar e definir quem serão os convidados, a data, em qual local e de que forma será estruturado. Na data, deve se preocupar com a boa acolhida e as necessidades dos participantes. Ao final da festa caberá a este profissional buscar um feedback dos convidados, bem como fortalecer o relacionamento para atrair novos públicos”, argumentou.

Funcionária no Sindicato Rural de Itaporã há 28 anos, Ivani Gonçalves da Silva, já atuou em todos os setores da entidade, mas revela que o trabalho de mobilização é muito gratificante. “Nós visitamos as propriedades, conversamos com os produtores e trabalhadores e acabamos criando um relacionamento de confiança. Eu faço questão de participar todo ano do treinamento, pois acredito que sempre temos algo para aprender, sem contar a oportunidade de trocar experiências com colegas de outros sindicatos”, considerou.

Para o mobilizador de Chapadão do Sul, Vanusmar Ananias, que assumiu o cargo no início deste ano, o treinamento foi uma oportunidade de conhecer o Senar e aprender a diagnosticar as demandas dos produtores. “Para que possamos solicitar cursos ao Senar, precisamos entender como identificar as necessidades dos trabalhadores ou dos empregadores”, pontuou.