Senar/MS qualifica agentes de saúde em Santa Rita do Pardo
Senar/MS qualifica agentes de saúde em Santa Rita do Pardo
O curso de Implantação e Manejo de Hortas oferecido pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural apresenta aos participantes técnicas corretas para o cultivo de leguminosas e hortaliças, uma alternativa de geração de renda, e ainda informações sobre o valor nutricional dos alimentos. Atento às necessidades do município de Santa Rita do Pardo, o sindicato rural solicitou a qualificação para um grupo de profissionais que atuam no programa NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família e para os agentes de saúde da prefeitura municipal. No total, 15 pessoas participaram do curso realizado entre os dias 15 e 18 de setembro e todas já fazem planos para dar continuidade ao aprendizado.
Uma das participantes foi a primeira dama do município, Roseli Prestes de Oliveira. Ela conta que a capacitação estimulou a criação de uma horta comunitária. “A ideia inicial era capacitar as agentes de saúde para multiplicarem com a população as vantagens de produzir alimentos orgânicos e que auxiliam na saúde de crianças e adultos. No entanto, os conhecimentos foram tantos que decidi investir em uma horta comunitária e assim incentivar mais munícipes a colaborar”, comenta.
A nutricionista Elaine Martins de Carvalho trabalha, no NASF, também participou do grupo. Ela reforça a importância do curso oferecido pelo Senar/MS para melhoria da alimentação das famílias residentes na área rural. “Aprender as técnicas corretas para implantar uma horta estimula as famílias a produzirem alimentos que muitas vezes não são consumidos por falta de recursos financeiros. Neste caso, o instrutor ensinou como incrementar a economia doméstica, incentivou o consumo de alimentos saudáveis e ainda esclareceu que o cultivo pode servir como fonte de renda”, pontua.
Para agente de saúde, Maria Helena Lima, que visita várias famílias diariamente, é uma oportunidade de exemplificar que alternativas simples e com baixo custo contribuem para a saúde das famílias e prevenção de doenças. “Saio daqui com mais uma bagagem de conhecimento para repassar a comunidade. Em minhas próximas visitas já quero iniciar este trabalho, mostrando, que é muito melhor ter um quintal com plantação de verduras e legumes, estimulando assim o aproveitamento de espaço e a limpeza dos terrenos”, considera.
Dicas de especialista – O engenheiro agrônomo, especialista em agricultura familiar, Carlos Crestani, foi o responsável pela capacitação e relata que procurou levar informações presentes nos cotidianos da população. “Orientamos aos alunos a necessidade de se criar o hábito de uma alimentação saudável, apresentando o teor de nutrição dos alimentos. Expliquei por exemplo, que a cenoura abre o apetite da criança e desintoxica o aparelho digestivo. Ou ainda, que a alface é um calmante natural e a couve combate anemia em todas as idades. O melhor de tudo isso é que estes alimentos podem ser cultivados no quintal de casa”, argumenta.
O aposentado, José Sebastião Carvalho, sempre trabalhou com agricultura e hortifrutigranjeiros e afirmou ficar satisfeito com os conhecimentos repassados pelo instrutor do Senar/MS. “Trabalhei a vida toda com plantação e há dois anos, quando cheguei em Santa Rita comprei uma chácara e a primeira coisa que fiz foi cultivar horta. Lá produzo alface, couve brócolis, pimentão e pimenta. Gostei das técnicas que o ‘professor’ ensinou e vou aplicar na minha plantação”, revela.
O presidente do sindicato rural, Florindo Cavalli Neto, participou da confraternização de encerramento e reforçou o compromisso do Senar/MS e do sindicato em levarem cursos que melhorem a qualidade de vida da população. “Estamos satisfeitos com a participação da comunidade, pois todos concluíram a capacitação e irão multiplicar o que aprenderam aqui com mais pessoas. Esperamos que aproveitem estes conhecimentos na vida de vocês e divulguem os cursos oferecidos pelo sindicato. Aproveito para divulgar que até o final do ano ampliaremos as opções de qualificação voltadas a comunidade rural do município”, concluiu.