Skip directly to content

Senar/MS quer oferecer 26 cursos do Pronatec ainda em 2015

Senar/MS quer oferecer 26 cursos do Pronatec ainda em 2015

17/07/2015 - 16:45

 

‘Bovinocultor de leite’, ‘Criador de peixe em tanque rede’ e ‘Produtor de mandioca’ são algumas das 26 capacitações que o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural se propõe a oferecer neste segundo semestre pelo programa Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. A instituição encaminhou ao Ministério da Educação a cartela de cursos demandados, voltados ao segmento agropecuário, com os quais vai atender inicialmente 520 produtores e trabalhadores rurais em Mato Grosso do Sul.

Em 2014 foram qualificadas mais de mil pessoas em 27 municípios do Estado, atendendo a demanda dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), Desenvolvimento Social (MDS), Agricultura e Pecuária (Mapa) e Pesca e Aquicultura (MPA). Entre os qualificados estão produtores de assentamentos e de comunidades indígenas, promovendo assim a inclusão social e o desenvolvimento profissional de famílias moradoras na área rural.

De acordo com a coordenadora educacional do Senar/MS, Maria do Rosário de Almeida, o próximo passo é aguardar a homologação do MEC, para dar início ao cronograma de cursos. “A parceria terá continuidade, a exemplo do ano passado. Procuramos atender as solicitações dos demandantes. Agora aguardaremos a aprovação do governo federal para começar a organização das turmas nos municípios que serão atendidos”, detalha.

Entre os municípios que serão atendidos em 2015, estão Aquidauana, Amambai, Anaurilândia, Bandeirantes, Bataiporã, Campo Grande, Corguinho, Douradina, Glória de Dourados, Iguatemi, Miranda, Nova Andradina, Porto Murtinho e Tacuru. As localidades foram apontadas segundo a solicitação dos demandantes e das secretarias municipais de assistência social.

Na avalição do delegado federal do MDA/MS, Gerson Faccina, o resultado apresentado pela equipe do Senar/MS foi fundamental para a continuidade do trabalho conjunto. “Nossa equipe percorre o Estado atendendo outros programas federais e receberam feedback positivo nas comunidades. Muitas pessoas mostraram interesse em participar depois de conversar com amigos e conhecidos que concluíram as capacitações”, argumenta.

Faccina destaca que foram distribuídos formulários nos locais visitados e os cursos mais procurados serão oferecidos novamente. “Os três cursos mais procurados são o de Agricultura Familiar, Bovinocultura de Leite e Produtor de Mandioca. Diante deste resultado, encaminhamos a solicitação ao Senar/MS que cadastrou a oferta no sistema do MEC”, alega o representante do MDA.

O superintendente regional do Senar/MS, Rogério Beretta, reforça o trabalho desenvolvido pela equipe educacional foi responsável pelos resultados positivos do programa. “Acompanhamos o desenvolvimento das turmas, participamos de todas as certificações de alunos e comprovamos nos depoimentos apresentados a esperança e determinação deste público em modificar sua condição de vida e de renda”.

Sobre o Pronatec – O trabalho realizado pelo Senar/MS no programa Pronatec possibilitou o atendimento de cursos de FIC – Formação Inicial e Continuada, com carga horária que varia entre 160 e 240 horas/aula. Outro programa federal disponibilizado pelo MEC é a Rede e-Tec, iniciada em fevereiro com o curso Técnico em Agronegócio. A qualificação de nível médio atende 180 alunos na modalidade EaD, que recebem material didático e orientação educacional nos polos presenciais de Dourados, Maracaju e Inocência.

Desde o dia 3 de julho estão abertas as inscrições para participação do processo seletivo que selecionará mais 300 alunos, na segunda etapa da Rede e-Tec, um braço do Pronatec. O prazo para inscrição e agendamento de provas termina no dia 24 de julho e foram disponibilizados dois novos polos, em Campo Grande Coxim.