Skip directly to content

Senar/MS reúne instrutores em encontro anual

Senar/MS reúne instrutores em encontro anual

19/02/2015 - 16:45

Uma das preocupações mais comuns atualmente no mercado é a formação de equipes qualificadas e preparadas para atender as necessidades do seu público alvo. Atento a essa demanda, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural promove anualmente um encontro com todos instrutores credenciados que prestam atendimento nos cursos de FPR – Formação Profissional Rural, PS – Promoção Social e ATEG – Assistência Técnica e Gerencial.

De 23 a 25 de fevereiro, os 194 instrutores do Estado estarão reunidos no Encontro de Instrutores 2015, com o tema “O Educador que queremos ser”, no Hotel Âncora, em Campo Grande. Nesta edição, os profissionais estarão reunidos com a finalidade de participar do alinhamento das atividades do Senar, participando ainda de várias atividades de integração. O momento será oportuno, visto que a maioria não se encontra no dia a dia, por atuarem em diferentes regiões do Estado.

A ideia do encontro é provocar a reflexão sobre a prática docente, de forma que os Instrutores sintam-se parte de um grupo que oferece não apenas qualificação profissional, mas, também a transformação pessoal e o apoio ao desenvolvimento dos alunos.

A coordenadora da Unidade Educacional do Senar/MS, Maria do Rosário Almeida reforçou que os instrutores precisam estar preparados para lidar com os desafios que o mercado de trabalho impõe à instituição, por intermédio dos produtores e trabalhadores rurais.  “Atualmente não tem como falar em educação de qualidade sem mencionar uma formação continuada de professores. Ainda mais quando se trata de educação profissional, onde os docentes são profissionais do mercado. Procuramos aprimorar com frequência o conhecimento dos instrutores com temas como didática e teorias que sustentam as práticas pedagógicas”, destacou.

Outro diferencial do encontro será a valorização dos profissionais da instituição que ministrarão palestras sobre as principais atividades desenvolvidas na Casa Rural. “Em todos os dias de encontro teremos palestras com profissionais especialistas em educação e gestão de pessoas. No entanto, consideramos importante convidar alguns colaboradores da Instituição que apresentarão palestras sobre o cenário econômico do agronegócio, administração, desenvolvimento local e projetos em desenvolvimento no Sistema Famasul”, pontuou a coordenadora.

Palestrantes – O representante do Senar Central Sr. Abdon Miranda traçará um panorama dos Novos Caminhos do Senar e os programas ATEG, Ensino Técnico e Centros de Excelência.

A escritora e Ph.D em Filosofia Dulce Magalhães fará uma palestra, também no primeiro dia (23) sobre a ‘Arte de Viver a Mudança’. No dia 24, o tema da primeira palestra é ‘A postura inovadora do docente em sala de aula – novos desafios para educação profissional’, proposta pelo consultor em educação, Naor Victório de Lima. Na sequencia, a especialista em educação Dalva Angelina Stell da Silva discorrerá sobre o tema ‘As três competências do educador: planejar, mediar e avaliar’.