Skip directly to content

Senar/MS realiza Assistência Técnica e Gerencial para avicultores de MS

19/06/2019 - 13:45

Foto: Embrapa

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural possui a ATeG – Assistência Técnica e Gerencial para a melhoria contínua da avicultura nos sistemas de produção: convencional, dark house (com controle de luminosidade do galpão), climatizado e poedeiras. Este é o tema do Educação no Campo desta quarta-feira (19).

A coordenadora do programa, Fernanda Oliveira, explica o funcionamento do programa. “Por meio de consultorias bimestrais, o técnico de campo orienta o produtor em relação às legislações vigentes e analisa os indicadores econômicos da propriedade. Quando necessário, o profissional sugere mudanças, auxiliando assim, na busca da sustentabilidade da atividade”.

Fernanda também ressalta que a receptividade é positiva e acredita que o programa pode contribuir para a melhorar a realidade do setor. “Os produtores dispõe as informações gerenciais dos estabelecimentos rurais, para que seja realizado o levantamento dos indicadores técnicos e econômicos da atividade”.

A coordenadora também acrescenta: “Os benefícios são significativos, sendo o principal a oportunidade de adequação do empreendimento rural às exigências das leis trabalhistas, ambientais, relacionadas à segurança do trabalho, construções rurais e biosseguridade”.

A ATeG também contribui com a capacitação de mão de obra e oferece conhecimento sobre o custo de produção da atividade. Os avicultores atendidos estão em vários municípios do estado, como: Caarapó, Deodápolis, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Ivinhema, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Rio Brilhante,  e Sidrolândia.

O programa contempla também os suinocultores de Mato Grosso do Sul, totalizando o atendimento de mais 100 produtores no estado. 

Educação no Campo – Todas as quartas-feiras o Senar/MS divulga alguma opção de qualificação em uma cadeia produtiva específica do Agro. Acompanhe!

Para solicitar assistência técnica em sua propriedade, procure o sindicato rural do seu município. Quer se informar mais sobre as capacitações? Entre no site do Senar/MS e saiba mais. Confira a matéria de Mercado Agropecuário aqui!

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis