Skip directly to content

Senar/MS: sistema inovador para agricultura é vencedor do 1º Design For Agro, em Dourados

Senar/MS: sistema inovador para agricultura é vencedor do 1º Design For Agro, em Dourados

10/12/2019 - 09:30

O grupo de colaboradores da Fundação MS foi o vencedor do 1o Design For Agro, que aconteceu entre os dias 6 e 8, no Sindicato Rural de Dourados. Após a imersão durante todo o fim de semana, os sete integrantes apresentaram uma ideia para elaborar um equipamento que ajusta o pH da água para aplicação correta de defensivos agrícolas. O evento faz parte do cronograma do projeto AgroUp, da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Senar e Softex.

Ao todo, 50 pessoas de Campo Grande, Dourados e Maracaju participaram do evento, que teve mentores da Capital, Dourados e de Minas Gerais. Esses profissionais, de diversas áreas, auxiliavam os participantes no desenvolvimento das ideias e como elas seriam aplicadas na prática junto ao produtor rural.

Os vencedores ganharam uma viagem para Piracicaba, considerado o centro de criação de startups do Agro. Além disso, o grupo recebe R$ 700 e uma incubação com instituição parceira, que vai auxiliar para que a ideia seja amadurecida e futuramente colocada em prática.

“A ideia não é sair com algo mirabolante, mas sim com a ideia de dar continuidade e que eles enxerguem o agronegócio como um setor de oportunidades. Eles resolvendo os problemas dos produtores, todos ganham. Unir os interesses nos proporciona um ambiente mais saudável e ficamos cada vez mais eficientes com as soluções propostas”, comentou o coordenador do AgroUp em Mato Grosso do Sul, Rodrigo Scalabrini.

Em segundo lugar, o grupo de Dourados chamado ‘TXC’ teve a ideia de criar uma máquina de classificação de grãos para soja e milho. Eles receberam R$ 300 e uma incubação em instituição financeira.

Participaram da premiação na noite deste domingo o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damalia, e os jurados Guilherme Asmus, chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste; Yoshihiro Hakamada, presidente do Sindicato Rural de Naviraí; e Stella Fernanda de Aquino Oliveira, do Laboratório Aberto de Inovação e Criatividade do Instituto Senai de Tecnologia – Alimento, localizado no Senai de Dourados.

A próxima etapa do Design For Agro, do projeto AgroUp, deve ser realizada em 2020 focando na cadeia produtiva de Bovinocultura de Corte.

Solidariedade - Para se inscrever no Design For Agro os participantes precisavam levar brinquedos. Ao todo, 140 presentes foram doados para a instituição Casa Criança Feliz, de Dourados.

São parceiros do projeto AgroUp: Sicredi, Sebrae, LivingLab, AgroEconomy, Hokinet, Comid, MNP, Aprosoja, Senai, Embrapa e Canal Rural.

Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Leandro Abreu