Skip directly to content

Senar/MS tem nova ‘sala de aula’ para trabalhadores e produtores rurais que buscam qualificação rápida, gratuita e com certificação

Educação no Campo

Senar/MS tem nova ‘sala de aula’ para trabalhadores e produtores rurais que buscam qualificação rápida, gratuita e com certificação

Com ensino híbrido, Senar/MS conecta conhecimento e tecnologia em cursos de Formação Profissional Rural
27/10/2021 - 09:15

Novembro chega com novidades. A partir do próximo mês o Senar Mato Grosso do Sul passa a ofertar cursos de Formação Profissional Rural (FPR) no formato híbrido, uma das maiores tendências da educação. A mescla do ensino presencial e a proposta do formato on-line é o nosso tema desta quarta-feira (27), da editoria #EducaçãonoCampo.
 
“Ter no portfólio cursos deste modelo é inovador e atende as necessidades do mercado. Esta é uma ótima alternativa para que trabalhadores rurais e produtores, que muitas vezes dispõem de pouco tempo, possam se qualificar sem sair do campo”, explica a gerente educacional, Luciana Baumhardt. Para manter nível das qualificações disponíveis no portfólio do Senar/MS e conectar educação no campo e tecnologia, a carga horária dos cursos é dividida em presencial e a distância.
 
Este formato permite que no primeiro momento do curso, o aluno acesse toda a teoria pelo computador ou celular, com maior flexibilidade de horário, escolha do local de estudos e no seu próprio ritmo. Na aula presencial, o participante poderá tirar dúvidas que porventura tenham ficado durante o aprendizado virtual e colocar em prática o conhecimento adquirido junto aos profissionais especialista de cada área.
 
A primeira capacitação deste modelo é a ‘Inseminação Artificial – Convencional e por Tempo Fixo’, que será ministrada inicialmente aos alunos do Curso Técnico em Bovinocultura de Corte, no Centro de Excelência, em Campo Grande. ‘Após os ajustes necessários, a capacitação estará disponível para a demanda dos sindicatos rurais em 2022”, complementa.

Ambiente Virtual

A espaço on-line de aprendizagem permite que a comunicação entre o tutor e o aluno aconteça de forma dinâmica, dando mais autonomia para os envolvidos. Todo o conteúdo foi pensado para ter um visual bem atrativo. As videoaulas, textos, e-books, podcasts e ilustrações de cada procedimento, tem o objetivo de diversificar a forma de aprendizagem, engajar e facilitar o compartilhamento de conhecimento.
 
Encerrando a etapa da plataforma, o aluno receberá um Certificado de Participação específico para o conteúdo EAD e ao término da parte presencial, caso obtenha aprovação, o participante receberá a Certificação de Aprovação referente ao curso escolhido.
 
A previsão para 2022 é que cursos de Normas Regulamentadoras, as chamados NRs, farão parte do portfólio híbrido da instituição. Os interessados poderão procurar pelo sindicato rural do seu município e obter mais informações sobre as capacitações nesta modalidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque