Skip directly to content

Senar/PB vai implantar modelo de assistência técnica desenvolvido em MS

Senar/PB vai implantar modelo de assistência técnica desenvolvido em MS

11/06/2015 - 14:30

“A troca de experiências entre as regionais do Senar é sempre muito rica e por isso, o objetivo da nossa visita a Mato Grosso do Sul era conhecer e obter maiores informações sobre a metodologia de assistência técnica utilizada pelo programa Mais Leite”, esclarece o superintendente do Senar/PB – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba, Sérgio Ricardo Gouveia Martins.

Durante três dias, (9, 10 e 11 de junho) o representante da regional paraibana conheceu as ações e programas desenvolvidos pelo Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de MS, além de obter mais informações do programa de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural, que funciona em cinco linhas de atuação: Mais Inovação, Leite e Floresta e ATER Hortifruti Legal e Piscicultura. “Iniciamos em maio deste ano o programa e optamos por trabalhar incialmente com bovinocultura de leite e ovinocaprinocultura, que são os segmentos de maior destaque. No entanto, tive a oportunidade de conhecer o trabalho da equipe Hortifruti Legal, e posso afirmar que pretendemos seguir o modelo de assistência para produtores de leite e hortifrutigranjeiros”, argumenta.

Martins ressalta que a experiência de Mato Grosso do Sul será positiva e contribuirá para o estabelecimento da nova equipe. “Já temos um coordenador, que é engenheiro agrônomo e um grupo de técnicos qualificados pelo programa de Assistente de Planejamento e Controle de Produção, com especialização em Bovinocultura de Leite (pelo Pronatec Agro). O próximo passao é treiná-los com a metodologia do Senar, voltada para ATER”, acrescenta.

Para o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, a possibilidade de que as regionais troquem experiências e trabalhem em equipe está diretamente ligada à visão do Senar. “O objetivo da nossa regional é tornar-se um modelo de gestão sistêmica que atenda as demandas dos produtores rurais e por isso, ficamos satisfeitos em saber que os colegas paraibanos consideram o trabalho de nossa equipe, digno de ser utilizado como modelo”, finaliza.

Programa ATER no Brasil – Ao longo de 2014, foram realizados seis cursos preparatórios de Gestão Técnica e Econômica de propriedades rurais, com ênfase em Projetos de ATER – Pronatec 2014, totalizando 209 instrutores de 25 Estados qualificados.  As nove apostilas que serão utilizadas nos treinamentos (Metodologia, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Agricultura Orgânica, Horticultura, Bovinocultura de Leite, Fruticultura, Ovinocaprinocultura, Bovinocultura de Corte e Cereais) também foram finalizadas e passam a compor a formação a partir do ano que vem.

Em 2015 o programa estará presente em 18 regionais do Senar, atenderá 32 mil produtores rurais e vai capacitar 1.600 técnicos de campo. Além disso, será iniciada a execução das chamadas públicas para a prestação de assistência técnica em pecuária leiteira e no semiárido, realizadas pelo Ministério da Agricultura. A parceria com o Sebrae, para a ampliação do programa de assistência técnica nos Estados, também deverá ser intensificada.