Senar/RS participa da 10ª edição da Dinapec e apresenta simulador de BPA
Senar/RS participa da 10ª edição da Dinapec e apresenta simulador de BPA
Uma iniciativa do Senar/RS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul será apresentado na 10ª edição da Dinapec que começa amanhã (11) e prossegue até 13 de março na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande.
Trata-se de um programa adaptado do sistema BPA – Boas Práticas Agropecuárias criado pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária que diagnostica e recomenda aos produtores o que deve ser corrigido nas propriedades, para otimização das atividades de bovinocultura de corte. Na versão digital, é possível visualizar os espaços que compõem uma propriedade e as práticas que devem ser seguidas para alcançar excelência de produção.
Lançado na Expointer – Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários em 2014 no RS, o simulador já atendeu 100 propriedades oferecendo treinamento e consultoria de 112 horas/aula. O técnico do Senar/RS, Pedro Faraco Rodrigues, reforça que entre os pontos avaliados estão gestão ambiental, social, manejo sanitário, reprodutivo e legislação trabalhista. “Na maquete digital são informadas as recomendações necessárias para o bom funcionamento de uma propriedade e quais os riscos que o produtor corre no descumprimento”, argumentou.
Mais Inovação – Os produtores do Estado podem ter acesso a modalidade BPA por meio do projeto Mais Inovação, oferecido pelo Senar. “Por intermédio do programa realizamos um diagnóstico na propriedade e explicamos o que pode ser feito para adequá-la ao BPA. Nosso papel é de esclarecimento e orientação, no entanto, a decisão final é do produtor em implantar o sistema, visto que é um trabalho que exige investimentos e tempo”, considerou o gestor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Produtor, do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Harduin Reichel.
O projeto ‘Mais Inovação’ é composto por duas etapas e faz parte do programa ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural do Senar. Na primeira, o produtor recebe um diagnóstico da propriedade, elabora um projeto técnico que é avaliado pela Embrapa e Fundação MS, participa da capacitação em NCR – Negócio Certo Rural e recebe consultoria personalizada.
No segundo momento, o produtor aplicará a lista de verificação BPA e receberá um relatório com as recomendações necessárias.