Skip directly to content

Showtec 2015: plantão tira dúvidas do Sistema Famasul aborda principais temas do agronegócio

Showtec 2015: plantão tira dúvidas do Sistema Famasul aborda principais temas do agronegócio

19/01/2015 - 17:15

Quais as tecnologias disponíveis em agricultura de precisão; quais as exigências da lei para a contratação de mão de obra; o registro no Cadastro Estadual de Usuários de Recursos Hídricos é obrigatório para todo o produtor? As respostas para essas e outras perguntas relacionadas a temas atuais do agronegócio estarão disponíveis no stand do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, na 19ª edição do Showtec, feira tecnológica que será realizada entre os dias 21 e 23 de janeiro, em Maracaju. A Federação vai dispor de plantão tira dúvidas durante todo o evento, com técnicos disponíveis para o atendimento individualizado sobre temas como CAR – Cadastro Ambiental Rural, recursos hídricos, programa Soja Plus, sistema intensivo de produção de leite, monitoramento de safras por satélite e agricultura de precisão.

Entre as informações disponíveis, os técnicos da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul apresentarão a pesquisa realizada junto à UCDB – Universidade Católica Dom Bosco que utiliza tecnologia de Drones e Vants (veículos aéreos não tripulados) para monitoramento de lavouras. A intenção é estimular o uso dos aparelhos para aumentar a produtividade de soja através da agricultura de precisão. O projeto servirá como fonte para os levantamentos feitos pelo Siga – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio, Sistema abastecido pela Aprosoja/MS, que oferece informações atualizadas semanalmente sobre a cultura de grãos por meio de imagens de satélite.

Já os produtores de leite poderão conhecer mais sobre o sistema Free Stall, que reúne no mesmo espaço todas as etapas de manejo deste segmento, da alimentação à máquina de ordenha, reforçando também técnicas adequadas de higiene. Nesta edição, a novidade ficará por conta da apresentação de um chip que é implantado nas vacas para controle sanitário e produtivo, possibilitando ainda a evolução do cio das fêmeas, a quantidade de movimento do rúmen (primeira câmara do estômago dos ruminantes) e dimensionar a qualidade da saúde do animal. Na tabela abaixo estão todos os temas que serão abordados no plantão tira dúvidas do Sistema Famasul.

Outra atividade de destaque será o programa ‘Mais Floresta’, um seminário realizado pelo SenarMS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural oferecerá aos participantes com orientações aos produtores que têm interesse em investir no sistema ILPF – Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta, realizado no dia 23 de janeiro. Será oferecida uma série de palestras com especialistas do setor, além de um dia de campo, para demonstrar na prática as técnicas utilizadas por quem já estabeleceu a modalidade.

Sobre o Showtec – Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

O evento, que irá acontecer de 21 a 23 de janeiro de 2015, em Maracaju (MS), é realizado pela Fundação MS e tem como principais apoiadores o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e conta com a participação de outras entidades e instituições de pesquisa.