Skip directly to content

Siga/MS apresenta resultados da safra 2014/2015

Siga/MS apresenta resultados da safra 2014/2015

14/05/2015 - 15:30

Em três anos, o Projeto Siga/MS – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio teve mais de 12 mil consultas, 1.300 cadastros e 7.500 acessos ao site www.sigaweb.org.br/ms/sistema A ferramenta de monitoramento da Aprosoja/MS – Associação de Produtores de Soja e Milho de MS chegou pra ficar e pode ser fator decisivo na tomada de decisão do produtor rural. As informações do sistema são usadas no balanço da safra que serão exibidas na Apresentação de Resultados, evento da Fundação MS em parceria com o Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural, que acontece no dia 22 de maio, em Campo Grande, às 13h30.

Com os dados da circular técnica do Siga, disponibilizada no sistema, é possível acompanhar o andamento do plantio e colheita de culturas como milho, soja, algodão, cana, além da previsão climática e viabilidade logística de grãos, entre outros fatores determinantes para uma boa safra. “O projeto oferece ao produtor rural e aos profissionais da área agrícola informações valiosas que dimensionam a safra, um serviço gratuito acessível a qualquer interessado”, explica Leonardo Carlotto, analista técnico da Aprosoja/MS.

Durante a Apresentação de Resultados, Carlotto usará o Siga/MS para demonstrar o uso do solo em propriedades sul-mato-grossenses e o panorama do plantio e da colheita de soja e milho no Estado. Produtores e técnicos que participam do ciclo de palestras recebem “informações que orientam e auxiliam no que deve ou não ser feito no campo”, complementa Carlotto.

Além da palestra da Aprosoja/MS, no dia 22, estão previstos outras três apresentações: ‘Bioestimulantes para a cultura da soja’, com o engenheiro agrônomo, Douglas Castilho; ‘Cultivares de soja safra 2014/2015 e recomendações para 2015/2016’, com engenheiro agrônomo, Carlos Pitol, e ‘Manejo de pragas e doenças na cultura da soja’, ministrada pelo engenheiro agrônomo, José Fernando Jurca. Ao final, os participantes poderão interagir tirando dúvidas.

O ciclo de apresentações já passou por Naviraí e Amambai. Nesta quinta-feira (14) é a vez de Dourados e ainda este mês percorrerá os municípios de Maracaju (19), São Gabriel do Oeste (21) e Campo Grande (22). No mês de junho será em Sidrolândia (03), Rio Brilhante (10), Bonito (11) e o encerramento em Figueirão (19).