Skip directly to content

Simpósio Abraves: Sistema Famasul apresenta programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS para suinocultores

Simpósio Abraves: Sistema Famasul apresenta programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS para suinocultores

28/06/2019 - 13:30

A analista técnica do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Fernanda Oliveira, apresentou nessa quarta-feira (26) o programa de Assistência Técnica e Gerencial do estado para aves e suínos, no Simpósio da Abraves – Associação Brasileira de Médicos Veterinários Especialistas em Suínos, realizado no auditório da Casa Rural, em Campo Grande.

Fernanda destacou os principais aspectos e objetivos da iniciativa nesta cadeia. “O produtor recebe capacitação sobre educação financeira e começa a aplicar no dia a dia da granja”, afirma a analista que ainda ressalta: “Ao final do programa, há uma mudança não só nos índices trabalhados, mas também traz resultados diretos para a vida pessoal do produtor rural".

Os índices apresentados na palestra se referem ao patamar de conformidade apresentado pelas propriedades, no momento do diagnóstico, em relação aos temas ambientais, sociais e financeiros. São eles: 65%, 63% e 80% respectivamente, resultando em 70% o índice de sustentabilidade “Este é um resultado satisfatório porque demonstra que esses produtores estão regulares, de acordo com o que seria uma agropecuária sustentável”, acrescenta a analista.

Os benefícios, segundo Fernanda, são: “propriedade conforme nos quesitos ambientais, trabalhistas, segurança do trabalho, construções rurais, biosseguridade, 5S, mão de obra capacitada para o setor, conhecimento sobre o custo de produção da atividade, fortalecimento do associativismo e cooperativismo e sucessão familiar”.

A iniciativa atende 60 suinocultores de Mato Grosso do Sul desde outubro de 2018, mês em que a ATeG – Aves e Suínos, lançada como Granja Plus, foi implementada. Desde o início até agora já foram 2.140 horas de consultoria e 770 horas de capacitação.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Vitor Ilis