Simpósio de Jornalismo Agropecuário – Entrevista com o jornalista, Osvaldo Junior
Simpósio de Jornalismo Agropecuário – Entrevista com o jornalista, Osvaldo Junior
Resolvemos inverter a situação, entrevistamos o jornalista, Osvaldo Junior, formado em 2001 e que há 12 anos atua na área de economia e agro.
1 – Quanto tempo de formado? Há quantos anos atua como jornalista?
Eu me formei em Jornalismo em 2001 e trabalho na área desde 2002.
2 – Conte um pouco da sua experiência neste na área rural?
Em se tratando de rural, as pautas que mais gosto são as apuradas no campo e as relativas à agricultura familiar. Entre as matérias que me recordo agora, estão as seguintes: o crescimento da produção e do cooperativismo no assentamento Itamarati, em Ponta Porã; o avanço da agroecologia no interior do Estado; geração de renda com horticultura na Chácara Buriti (comunidade quilombola); produção agroindustrial em Furnas do Dionísio; deficiência do programa Luz para Todos nos assentamentos, produção de erva-mate. Além de assuntos referentes à agricultura familiar, há outras matérias que gostei de produzir, como uma que tratava de energia alternativa da suinocultura e degradação das pastagens e iniciativas para amenizar o problema. Também tive oportunidade de ganhar alguns prêmios de jornalismo com pautas de rural.
3 – Acredita que o tema inovação e sustentabilidade no campo é reconhecido pela população?
Acredito que o tema seja pouco conhecido. Penso que entre os motivos, esteja a baixa veiculação de reportagens sobre o assunto. E o tema rende, possivelmente, pautas interessantes.
4 – No dia 31 de agosto, na Bienal da Agricultura, acontecerá um Simpósio de Jornalismo Agropecuário – Agricultura do Brasil Central. Qual sua opinião sobre um evento sobre agro feito para os jornalistas?
Acho que é um dos caminhos para ajudar os jornalistas a conhecer mais o tema e estimulá-los a produzir matérias sobre o assunto.