Skip directly to content

Sindicato Rural de Anastácio é exemplo de sucessão familiar e de capacitação de mão de obra

Sindicato Rural de Anastácio é exemplo de sucessão familiar e de capacitação de mão de obra

03/08/2016 - 11:00

A representatividade sindical, a sucessão familiar e a capacitação de mão de obra na agropecuária. Estes foram os principais pontos destacados nos discursos das lideranças rurais durante a cerimônia de posse do Sindicato Rural de Anastácio, realizada nessa terça-feira (2), em Aquidauana. À frente da instituição, o presidente reeleito, Moezis José dos Santos, tem metas de ampliar as ações em prol do desenvolvimento do setor.

O sindicato rural de Anastácio tem 13 anos de fundação e o evento realizado ontem contou com a participação do fundador da instituição, o produtor rural, João Passos.  Em seu discurso, o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, destacou que o município vem se destacando, de forma expressiva, na capacitação de trabalhadores rurais. “No último mandato de Moezis, aproximadamente 1.500 pessoas foram capacitadas pelo Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural. Este número representa aproximadamente 10% da população economicamente ativa da localidade”.

Saito ressaltou também a atuação do sindicato em relação ao programa Agrinho que, em Mato Grosso do Sul, atende aproximadamente 120 mil crianças do ensino fundamental da rede pública de ensino. “Anastácio foi um dos municípios pioneiros na adesão à iniciativa e atende mais de 3 mil crianças de 11 escolas do ensino fundamental. A mudança de conceitos depende da educação”.

O objetivo do Agrinho é a complementação de atividades de aprendizagem para alunos do ensino fundamental, garantindo que, ainda na fase inicial de sua formação escolar, tenham contato com assuntos que os façam fortalecer a consciência ambiental e de relevância social promovendo uma educação crítica e reflexiva.

O presidente do Sindicato Rural de Anastácio, Moezis José dos Santos, acrescentou que a meta é ampliar a infraestrutura da entidade e aumentar o acesso à educação rural. “O nosso ânimo agora é concluir o tartesal e elevar o número de cursos. Isto é fundamental para valorizar a renda do trabalhador e melhorar a mão de obra”.

Na composição da diretoria do sindicato, Santos conta com a experiência do seu pai, José João dos Santos que é delegado suplente da instituição. “O meu pai é produtor rural e a questão da sucessão familiar tem sido positiva aqui no município”.

Além das lideranças citadas, participaram do evento, a diretora-secretária do Sistema Famasul, Terezinha Candido e diretor executivo da Federação, Lucas Galvan.