Skip directly to content

Sindicato Rural de Ivinhema inaugura novo polo educacional

Sindicato Rural de Ivinhema inaugura novo polo educacional

29/04/2019 - 10:15

Fotos: João Carlos Castro/Sistema Famasul

Durante o evento, Saito destacou a educação como agente de transformação do setor 
 
O Sindicato Rural de Ivinhema inaugurou, nessa sexta-feira (26), as estruturas do novo polo educacional no município localizado a mais de 220 quilômetros de Campo Grande. Durante o evento, lideranças rurais e políticas do estado enfatizaram a relevância da iniciativa para o desenvolvimento social e econômico da cidade. 
 
O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, destacou a atuação da presidente do sindicato rural, Edy Elaine Tarrafel. “Esse polo tem como objetivo compartilhar conhecimento com a sociedade. Apenas a educação pode transformar nossa realidade”. 
 
A presidente do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, falou sobre as parcerias institucionais: “A implantação desse projeto tem por objetivo proporcionar um ambiente adequado para nossos alunos e professores, atendendo as necessidades e classificando o aprendizado. Encontrar colaboradores e parceiros que pensem igual e que queiram lutar pela mesma causa é um processo de confiança mutua”.
 
Em seguida, o presidente da Asumas – Associação dos Suinocultores de MS, Alessandro Boigues, acrescentou: “Para nós, como associação, é um prazer enorme poder contribuir para esse projeto”. Do mesmo modo, em seu discurso, o vice-presidente da Câmara Municipal de Ivinhema, Messias Furtado, elogiou a iniciativa: “Esse evento de hoje é um marco, que muda a realidade das pessoas”.
Para o prefeito de Ivinhema, Elder Uilson, o agro contribui para o crescimento do município. “Para nós é um grande orgulho saber que Ivinhema faz parte do grupo de municípios que produz para todo país e para fora também”. 
 
Representatividade Rural - Durante o evento, Saito citou, ainda, uma pesquisa realizada pela CNA – Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil, que avaliou as principais demandas dos produtores do Brasil. “O acesso ao crédito, custo de produção e infraestrutura e logística, estão entre as prioridades dos produtores que também consideram fundamental a qualificação da mão de obra para o setor”. O presidente homenageou Frederico Stella, diretor da Famasul por sua atuação à frente do Sindicato Rural de Aquidauana, agora presidida pelo produtor rural, Carlos de Castro. 
 
Participaram do evento o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni; o diretor-secretário, Frederico Stella; a 2ª diretora-tesoureira, Thais Carbonaro Faleiros Zenatti; a presidente da Comissão Famasul Jovem, Roberta Maia; o prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin e o presidente da MNP – Movimento Nacional de Produtores, entre outros representantes do setor. 
 
Estiveram presentes os presidentes dos sindicatos rurais: Antônio Gesuatto, de Angélica; Manoel Agripino, de Bataguassu; Jesus Cleto Tavares, de Guia Lopes da Laguna; Edgar Yamato, de Glória de Dourados; José Pereira da Silva, de Jateí; João Firmino Neto, de Laguna Carapã; Christiano Binz, de Maracaju; Yoshiro Hakamada, de Naviraí; Hemerson Israel dos Santos, Nova Andradina; Valter Dalla Valle, Vicentina.
 
Assessoria de Comunicação Sistema Famasul - Ana Brito