Sindicato Rural de Maracaju inaugura Centro de Equoterapia
Sindicato Rural de Maracaju inaugura Centro de Equoterapia
O Programa de Responsabilidade Social do Senar/MS já atende pacientes em Jardim, Aparecida do Taboado e Rio Brilhante
Após dois meses realizando atendimentos piloto, o Sindicato Rural de Maracaju inaugurou, oficialmente, nessa semana o Centro de Equoterapia. As atividades são desenvolvidas em parceria com o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Com esse já são quatro Centros de Equoterapia em Mato Grosso do Sul, assim como Jardim, Aparecida do Taboado e Rio Brilhante.
“O sindicato rural é o gestor do centro e o Senar/MS entra com o apoio técnico, dando auxílio para capacitação dos profissionais que vão atuar com a prática, além de ofertar o material que cada praticante utiliza que são cela, silhão, manta e capacete”, explica o coordenador do programa, Raul Roa.
Há oito anos, o Sindicato Rural de Maracaju vinha estruturando o projeto, e em 2017, o plano foi concretizado com a construção do picadeiro.
“Sempre tivemos o sonho de pôr esse projeto para funcionar. Outros presidentes sempre apostaram nessa ideia, e estamos muito animados e satisfeitos com os resultados que estamos alcançando. A equoterapia reforça o compromisso da entidade como agente incentivador da Promoção Social e de transformação do ser humano”, aponta o presidente da entidade, Christiano Binz.
A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo, dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais.
Três profissionais atuam no picadeiro: uma fisioterapeuta, uma psicóloga e um equitador. O projeto conta com dois cavalos adestrados e mansos que são fundamentais para o tratamento dos pacientes, diagnosticados com paralisia cerebral, síndromes de Down, West e Sotos, déficit de atenção e hiperatividade, atraso global do desenvolvimento neuropsicomotor, transtorno de ansiedade, dificuldades de aprendizagem e outras patologias.
“Atualmente 25 crianças, jovens e adultos são beneficiados pela inciativa. A nossa expectativa é disponibilizar mais vagas e queremos chegar a 50 pacientes. É um projeto do sindicato rural e buscamos parcerias para manutenção das atividades”, explica a gerente do sindicato, Claudia Nogueira.
Os atendimentos são gratuitos. O horário de funcionamento do Centro de Equoterapia é das 7 horas às 11 horas e das 13 horas às 17 horas. Mais informações pelo telefone: (67) 3454-2565.
Fonte: Assessoria de Comunicação Senar/MS – Rodrigo Corrêa