Skip directly to content

Sistema Famasul é parceiro do maior evento de sistema ILPF do mundo

Sistema Famasul é parceiro do maior evento de sistema ILPF do mundo

WCCLF 2021
05/05/2021 - 17:00

O Sistema Famasul esteve presente no evento de Sistemas Integrados do mundo, o Congresso Mundial de ILPF 2021, realizado pela Embrapa nos dias 4 e 5 de maio, em formato digital. Durante a abertura, o presidente Mauricio Saito, destacou a evolução dos sistemas produtivos e do potencial na integração e sustentabilidade de Mato Grosso do Sul.

“Hoje, Mato Grosso do Sul é referência em produção sustentável devido a fatores como investimentos públicos e privados em pesquisa e inovação, à forte demanda interna e externa por alimentos, celulose, fibras e bioenergia e, principalmente, ao empreendedorismo do produtor rural, que tem feito uma gestão eficiente e adotado tecnologias no campo. Mais de 3,2 milhões de hectares de pastagem com algum nível de degradação transformadas em áreas de plantio de soja, milho, florestas plantadas, além da pecuária, que passa por um processo de tecnificação, cada vez mais intensiva”.

“A ILPF são sistemas contemporâneos para uma agropecuária eficiente, sustentável e resiliente. São tecnologias e inovações que dialogam com os anseios da sociedade", disse o presidente da comissão organizadora, Cleber Soares. 

De acordo com o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, representando a ministra Tereza Cristina, Fernando Silveira Camargo, os sistemas de integração vêm sendo adotados no Brasil em todos os biomas, "São um dos pilares do nosso plano de agricultura de baixo carbono. Aqui, o binômio produzir alimentos e conservar é levado muito a sério”. 

Participaram da abertura Gabriel Delgado - representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil; Eduardo Mansur - representante da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO)  no Brasil; Paulo Herrmann – presidente da Associação Rede ILPF; Celso Moretti – presidente da Embrapa; Jaime Verruck – secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Embrapa.