Skip directly to content

Sistema Famasul comemora um ano de gestão da nova diretoria, com homenagens aos colaboradores

Sistema Famasul comemora um ano de gestão da nova diretoria, com homenagens aos colaboradores

16/08/2016 - 10:00

Em doze meses de atuação, a atual gestão do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS contabiliza mais de duas mil horas trabalhadas em prol do desenvolvimento do setor agropecuário de Mato Grosso do Sul. Para comemorar os avanços registrados dentro da instituição e o reflexo no sistema sindical, a instituição teve um momento diferenciado na última sexta-feira (12).

O presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito literalmente convocou os 120 funcionários, estagiários e terceirizados para uma reunião, cujo objetivo principal era agradecer o empenho e dedicação no planejamento estratégico, que faz parte desta gestão. O evento contou com a participação da diretora-secretária, Terezinha Cândido; do diretor-tesoureiro, Luis Alberto Moraes Novaes, do diretor executivo, Lucas Galvan, do superintendente do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural, Rogério Beretta, que representaram o vice-presidente, Nilton Pickler, que estava em agenda fora de Campo Grande,

Durante a apresentação, o presidente citou eventos regionais e nacionais que mobilizaram grandes públicos como a Bienal de Negócios da Agricultura Brasil Central que, em dois dias, reuniu mais de 2 mil pessoas; o Circuito Pecuário, iniciativa do Sistema, que já percorreu os municípios Campo Grande, Nova Andradina, Camapuã e Paranaíba e tem como próxima parada Corumbá. Além do Intercorte MS, que fez parte da Beef Week, considerado o projeto mais consistente sobre a pecuária do país.

“Muita coisa acontece antes do projeto ser apresentado à sociedade. Todos os departamentos do Sistema Famasul, incluindo o Senar/MS, compartilham conhecimentos, cada um em sua área, e só assim é possível contribuir e alcançar o sucesso já obtido nos eventos realizados e apoiados pela casa. O trabalho desempenhado aqui é reconhecido e também referência para outras Federações que buscam melhorias estruturais e funcionais”, ressalta Saito.

Para Clodoaldo Martins,responsável pelo departamento administrativo e financeiro da entidade, o momento foi motivador. “Ficou muito claro que a internalização dos princípios norteadores da Casa foi rapidamente assimilada e consideravelmente melhorada. Os procedimentos e processos internos, aliados a um posicionamento estratégico estão claros para o público externo, sejam eles clientes diretos ou indiretos”, explica.

Colaboradora há 4 anos, a assistente administrativa, Francisca Barbosa, fala do bem estar e dos resultados obtidos nos últimos 365 dias. “Posso dizer que o último ano foi mais leve e com resultados tão ou mais eficientes que antes. Com certeza, o ambiente de trabalho está mais harmonioso melhor para executar as atividades. A impressão que dá é que os colaboradores estão verdadeiramente empenhados e isso consequentemente traz mais resultados”.

Segundo o gestor da Unidade Técnica do Sistema Famasul, Justino Mendes, o reconhecimento é a chave para otimização dos resultados. “Em cada evento, de natureza técnica, nós temos a oportunidade de ter contato com pesquisadores, consultores, novas informações, inovações tecnológicas e avanços testados e aprovados pela pesquisa científica. Quando você tem contato com isso, existe a oportunidade de levar estas informações também ao produtor rural por meio de cursos, assistência técnica, projetos e palestras. Ou seja, é um processo contínuo de transferência de conhecimento”.

Mendes reforça também a atuação direta em relação à representatividade rural. “É importante lembrar que também participamos de diversas comissões e conselhos, onde são discutidas questões que impactam diretamente a vida da população rural. Nestes momentos, procuramos apresentar o embasamento técnico que adquirimos ao longo do tempo para que as melhores decisões sejam tomadas, sempre buscando o bem-estar da população rural”.