Skip directly to content

Sistema Famasul e Famasul Jovem lançam campanha de doação de sangue

doação de sangue

Sistema Famasul e Famasul Jovem lançam campanha de doação de sangue

Em parceria com Famasul Jovem, dia “D” da campanha será realizado no dia 25 de junho.
14/06/2022 - 16:00

Uma bolsa de sangue e poucos minutos do seu dia podem salvar quatro vidas salvas. Com este propósito, o Sistema Famasul e a comissão Famasul Jovem convidam todos os colaboradores e interessados a participarem da campanha de doação de sangue “Você é o tipo certo de alguém”, lançada oficialmente neste Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06). O “D” da ação será realizado no sábado, dia 25 de junho.

A campanha é realizada durante o Junho Vermelho, mês destinado ao incentivo à doação de sangue. É neste período que os estoques costumam atingir níveis críticos por conta do frio e dos problemas respiratórios, como a gripe.

Todo tipo sanguíneo é bem-vindo, mas o “O negativo” é o mais urgente. Doar é simples e rápido, basta se atentar a alguns requisitos. A ação dura entre cinco e dez minutos e o processo completo leva cerca de 40 minutos. Veja quem pode doar:

Idade: Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos. Menor de idade precisa estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal. 

Peso: Ter 55 kg ou mais.

Intervalo de doação: Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.

Doenças que impedem a doação: Doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como doença de Chagas, hepatite, aids, sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Medicamentos: Alguns medicamentos impedem a doação, portanto, fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.

Vacinas: As vacinas impedem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de vacina.

Alimentação: Você deve estar bem alimentado para doar sangue. Evitar alimentos com excesso de gordura.

 

Serviço:

O Hemosul da Capital fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 1.304. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h. Se você for de outra cidade aproveite para entrar nessa corrente! Basta procurar o Hemosul do seu município.