Skip directly to content

Sistema Famasul e outras lideranças rurais participam da 16º Festa do Tomate em Antônio João

Sistema Famasul e outras lideranças rurais participam da 16º Festa do Tomate em Antônio João

11/11/2019 - 15:00

No sábado (09) no município de Antônio João, lideranças rurais e políticas marcaram presença na 16º Festa do Tomate e na 22ª Feira Agroindustrial, já tradicionais no calendário agropecuário da cidade. No evento, o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, enfatizou o trabalho realizado pelo Sindicato Rural. “É fundamental esse apreço pela terra onde nascemos e é isso que a presidente Roseli faz: valoriza sua terra. Parabenizo o sindicato pela festa, que é muito importante para região, trazendo palestras e oportunidades para os produtores”, afirma.

Para o superintendente da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Rogério Beretta, a Festa do Tomate e a Feira Agroindustrial são fundamentais para alavancar o crescimento econômico da cidade. “Essa é uma região que consideramos muito, pela importância e pelo potencial de desenvolvimento”.

Segundo o presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja), André Dobashi, a instituição é uma importante aliada para os produtores rurais. “Nós estamos totalmente a disposição para esclarecer sobre programas que fazemos em parceria com a área técnica da Famasul e o Governo do Estado, um deles é o Projeto Siga/MS [Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio], onde buscamos evidenciar o papel do agricultor sul-mato-grossense. Aqui no município, por exemplo, há quase 42 mil hectares de soja, e antes não tinha uma característica para a produção de grãos na região”, explica.

A presidente do Sindicato Rural de Antônio João, Roseli Maria Ruiz, afirmou que a entidade estará sempre em defesa da classe. “Se você está em cima de uma terra e a está cultivando, você é nosso produtor rural. Nós estamos aqui junto com você, produtor, independentemente de como você produza e qual seja a sua ligação com o sindicato”.

Também participou do evento a prefeita municipal, Marceleide Harteman Pereira Marques.

Questões fundiárias - O evento contou com a participação do secretário de assuntos fundiários do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Luiz Antônio Nabhan Garcia, que vem percorrendo o país para debater o tema. “Nós queremos tentar da forma mais democrática possível pacificar o campo, e deixar bem claro que invasão não é o caminho, é crime. O respeito à propriedade privada é fundamental para qualquer democracia”, salientou.

O presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Marcelo Xavier, destacou que a entidade vai trabalhar para resolver a questão indígena buscando o melhor caminho para todos. “Eu peço a todos os produtores um pouco de paciência e que deem um voto de confiança na nova Funai”.

Na última sexta-feira (08), Nabhan e Xavier intermediaram uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso Sul para discutir assuntos fundiários no estado. A audiência contou com a participação do presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Vitor Ilis