Sistema Famasul e Sindicatos Rurais firmam parceria com Federação de Clubes de Laço
Sistema Famasul e Sindicatos Rurais firmam parceria com Federação de Clubes de Laço
Os alunos e competidores do esporte laço comprido de Mato Grosso do Sul terão a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos em relação à equideocultura e outros temas sobre o agronegócio. A novidade é resultado do início de uma parceria entre o Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, os sindicatos rurais e a Federação de Clubes de Laço de MS.
Com a parceria, os frequentadores de Clubes de Laço de MS terão acesso aos cursos do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural referentes à equideocultura, desde doma racional a casqueamento, ministrados por intermédio dos sindicatos rurais. A reunião desta quarta-feira (18), realizada na sede da Casa Rural, contou com a presença do presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, o diretor executivo da instituição, Lucas Galvan, o presidente da Federação de Clubes de Laço de MS, Élvio Garcez e o presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, Jean Pierre Paes Martins.
A Federação de Clubes de Laço de MS, sediada em Campo Grande, conta com mais de 15 mil associados e abrange 43 Clubes de Laço do Estado. Para o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, a união entre as entidades é enriquecedora para quem cultiva a tradição do laço comprido. “É extremadamente relevante levar esses conhecimentos técnicos ao público da Federação de Clubes de Laço de MS. As pessoas que praticam esse esporte perpetuam nossa tradição”.
Para Saito, a parceria alcançará uma amplitude ainda maior do que se imagina, considerando que os associados poderão usufruir das capacitações junto com a família. “Podemos disponibilizar também cursos direcionados ao público feminino, como por exemplo o programa voltado ao empreendedorismo feminino, chamado ‘Com Licença, vou à luta’. Desse modo, os associados irão trazer a família e assim haverá uma integração maior”.
De uma forma ainda mais abrangente, o presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, Jean Pierre, que é também vice-presidente da Federação de Laço Comprido, acredita que a parceria entre as instituições pode auxiliar para que o conhecimento do setor rural chegue à população urbana. “Grande parte do nosso público [da Federação de Clubes de Laço de MS] é formada por pessoas da área urbana. Essa parceria representa, portanto, uma oportunidade de divulgar o trabalho do Senar/MS e a tradição do universo rural”.
Durante a reunião, o presidente da Federação de Laço Comprido, Élvio Garcez, convidou a diretoria do Sistema Famasul para a Copa do Laço 2015, que será realizada entre os dias 03 e 06 de dezembro, em Dourados, com a estimativa de receber aproximadamente 10 mil pessoas. “É um evento que consolida o laço comprido como esporte, reunindo mais de 1,5 mil laçadores. Na solenidade oficial, que acontecerá no dia 06 de dezembro, haverá a presença de lideranças rurais e políticas de Mato Grosso do Sul e do Brasil, como, por exemplo, o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, e o Governador, Reinaldo Azambuja”. O evento, que já está em sua 23ª edição, ocorrerá no Rancho do Laço.