Skip directly to content

Sistema Famasul participa da abertura da 52ª ExpoAqui em Aquidauana

Sistema Famasul participa da abertura da 52ª ExpoAqui em Aquidauana

15/08/2019 - 11:15

Programação da feira conta ainda com palestra e Vitrine Tecnológica do Senar/MS

O diretor-secretário do Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Frederico Stella, participou nesta quarta-feira(14) da abertura oficial da 52ª ExpoAqui, em Aquidauana – município a 140 km de Campo Grande. Na ocasião, realizada no Parque de Exposições do município, o diretor levou um recado em vídeo da ministra Tereza Cristina aos produtores rurais e convidados do evento.

“Quero parabenizar o Sindicato Rural de Aquidauana pelo empenho em realizar a feira. Somente nesse semestre, o Senar/MS e o Sindicato Rural trouxeram 97 cursos para Aquidauana, onde mais de 1 mil pessoas foram capacitadas. É qualidade de vida, oportunidade de melhorar a vida. É gratificante ver pessoas se qualificando e conseguindo um emprego por conta do curso do Senar/MS”, detalhou.

O presidente do Sindicato Rural de Aquidauana, Carlos Castro, ressaltou a atuação do produtor rural. “Abrimos essa festa que é uma comemoração do nosso estilo de vida e também do nosso trabalho. Ter muito orgulho do que a gente faz e talvez seja uma das profissões que tenha menos reconhecimento e que é a base de tudo, porque sem a produção rural não existe nada. É importante termos orgulho e saber o valor do que a gente faz. Agradeço a presença de todos”, afirmou.

Odilon Ribeiro, prefeito de Aquidauana, agradeceu a parceria do Senar/MS. “Nesses 52 anos de exposição, precisamos valorizar cada vez mais o produtor  por todo sofrimento que carrega nas costas com estrada ruim, dificuldade de vender o produto, além de todo trabalho divulgado contra a produção rural. O Senar/MS é um grande parceiro do município. Centenas de pessoas tiveram qualificação profissional através da instituição", disse.

O deputado estadual Felipe Orro participou da abertura no Tatersal do Parque de Exposições e desejou sucesso à 52ª ExpoAqui. “Que tenhamos uma grande feira e possamos ter a cidade cada vez mais pujante com a economia forte e desenvolvida”.

Participaram também da cerimônia de abertura da ExpoAqui o presidente do Sindicato Rural de Anastácio, Bedson Bezerra; o comandante do Corpo de Bombeiros de Aquidauana, capitão Vinícius Gonçalves; o comandante da Polícia Militar do município, tenente-coronel Marcelo do Amaral; o comandante do 9º batalhão do Exército, tenente-coronel Luis Alexandre da Costa.

Rastreabilidade Vegetal

Na manhã desta quinta-feira (15), durante a programação da ExpoAqui, o coordenador do programa de Assistência Técnica e Gerencial em Horticultura do Senar/MS, Dorly Pavei, ministrou a palestra ‘Rastreabilidade Vegetal com Agritrace’.

Na oportunidade, Dorly explicou como funciona a portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em que exige que frutas e vegetais tenham a partir de agora selos de identificação, apontando produtor de origem, entre outros detalhes.

Ainda nesta quinta-feira, no período da tarde, ocorre a Vitrine Tecnológica em Horticultura, onde produtores da região poderão conhecer as novidades do setor e esclarecer dúvidas com os técnicos de campo do Senar/MS.

Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Leandro Abreu