Skip directly to content

Sistema Famasul participa da abertura da safra de cana-de-açúcar

Sistema Famasul participa da abertura da safra de cana-de-açúcar

08/04/2016 - 14:30

O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, participou da abertura da safra de cana-de-açúcar 2016/2017, na manhã desta sexta-feira (08), em Rio Brilhante.

O evento foi realizado pela Biosul – Associação dos Produtores de Bioenergia de MS, pela Sulcanas – Associação dos Fornecedores de Cana-de-açúcar Sul-mato-grossense, e pelo Governo do Estado na Usina Biosev.

Participaram da solenidade autoridades, produtores, representantes de entidades públicas e privadas, que foram recepcionados pelo presidente da Biosul, Roberto Holanda; pelo presidente do Biosev, Rui Chammas; e presidente da Sulcanas, diretor tesoureiro do Sistema Famasul e presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes.

Na cerimônia, o presidente da Biosul, Roberto Holanda, destacou que, com 800 mil hectares, o estado é o 4º maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil e o 3º de bioeletricidade. Ressaltou, ainda, que mesmo com as chuvas excessivas, a safra 2015/2016 alcançou um crescimento positivo.

“Não ficamos imunes às chuvas entre setembro e dezembro, que prejudicaram a colheita, no entanto, com a capacidade de adaptação do setor, conseguimos registrar o crescimento de 13% em relação à safra anterior. É a primeira vez que temos um saldo como esse”, disse.

Em discurso, o presidente do Biosev agradeceu as orientações e o apoio que recebeu do presidente da Sulcanas, Luis Alberto Moraes Novaes.

“Há alguns anos, quando iniciamos esse trabalho, procuramos o Luis Alberto e, a partir desse apoio, aumentamos em quase 50% a quantidade de cana por hectare. Agradeço profundamente aos conselhos desse amigo. Estamos na 9ª safra acompanhada pela entidade e, nesse período, fizemos investimentos, aumentamos a capacidade de produção, incluímos novas práticas agrícolas, novas tecnologias, além de termos nos aliado aos nossos fornecedores, com uma visão de cadeia. Formamos pessoas e isso nos garantiu mão-de-obra com alta qualidade”, disse.

 

 

Mauricio Saito comentou as dificuldades que o setor enfrentou, nos últimos anos, e da importância da produção da cana-de-açúcar para Mato Grosso do Sul.

“Hoje o setor sucroenergético lidera o 4º VBP – Valor Bruto de Produção de Mato Grosso do Sul, ultrapassando o valor de R$ 3,4 bilhões, em 2015. É uma produção significativa de um setor onde muitos produtores tiveram que fazer altos investimentos para chegar nesse nível de competitividade que temos atualmente. É um segmento que movimenta nossa economia e gera empregos”, afirmou.

O governador, Reinaldo Azambuja, pontuou complementou ressaltando que, apesar do cenário de incerteza, nos últimos dois anos o setor da cana-de-açúcar aumentou as exportações.

“Precisamos de uma política energética nacional com uma visão de futuro, pois temos condições de avançar na ampliação de novas empresas, já que possuímos espaço territorial, clima adequado e um dos melhores solos do país, para produção com competitividade”, comentou.