Skip directly to content

Sistema Famasul participa de audiência pública da Assembleia Legislativa de MS sobre os desafios dos frigoríficos

Sistema Famasul participa de audiência pública da Assembleia Legislativa de MS sobre os desafios dos frigoríficos

10/07/2019 - 08:30
Os desafios dos frigoríficos do estado foi tema de audiência pública que aconteceu, nessa terça-feira (09), na Assembleia Legislativa de MS. O diretor-tesoureiro do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Marcelo Bertoni, representou os produtores rurais na agenda proposta pelo deputado estadual João Henrique.

 

Para Bertoni, a audiência é uma oportunidade para que todos os setores envolvidos na cadeia produtiva entendam os processos. “Levando em consideração o potencial da pecuária de corte no estado, que é referência nacional na produção da proteína de qualidade e sustentável, entender as demandas do setor frigorífico é essencial para o avanço da atividade”, ressaltou.

Sobre qualificação nesta área, o diretor citou a atuação do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. “Temos disponível hoje a Assistência Técnica e Gerencial que oferece consultoria aos produtores rurais da bovinocultura e o Curso Técnico em Agropecuária, que capacita mão de obra atendendo uma demanda do setor”.

O propositor da audiência falou da necessidade de discutir ideias para o setor. "Convocamos todas as pessoas que participam da cadeia e que sentem a necessidade de dar sua contribuição e apresentar soluções. O intuito é ouvir as reivindicações para aprimorar a atividade e estreitar relações entre os interessados neste setor", afirma o deputado estadual.

De acordo com o secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna, que representou o governador de MS, Reinaldo Azambuja, é preciso entender os gargalos para melhorar a competitividade. “A partir de debates como este que acontece aqui hoje que nasceram algumas iniciativas, um exemplo é o Programa Precoce MS, inciativa que foi reformulada para incentivar os produtores que desenvolvem animais precoces, entre outros projetos”.

Para o diretor da Fiems, Régis Luís Comarella, a atuação da federação é constante. “Recentemente apresentamos ao governo do estado diferentes reivindicações do setor da indústria. Por sermos de Mato Grosso do Sul, conseguimos uma valorização no preço da carne. Esperamos que a reforma e outras decisões ajudem o setor”, comenta.

Uma carta de intenções com as principais diretrizes definidas a partir da audiência pública será elaborada e entregue para representantes dos setores público e privados do estado.

Também participaram do evento, o presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Aguilar Rodrigues Leite; representando o Tribunal de Contas da União, Eduardo dos Santos Dionísio; o deputado estadual, Neno Razuk, entre outras lideranças da indústria e do agro. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque