Skip directly to content

Sistema Famasul participa de audiência pública da Assembleia Legislativa de MS sobre os desafios dos frigoríficos

10/07/2019 - 08:30
Os desafios dos frigoríficos do estado foi tema de audiência pública que aconteceu, nessa terça-feira (09), na Assembleia Legislativa de MS. O diretor-tesoureiro do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Marcelo Bertoni, representou os produtores rurais na agenda proposta pelo deputado estadual João Henrique.

 

Para Bertoni, a audiência é uma oportunidade para que todos os setores envolvidos na cadeia produtiva entendam os processos. “Levando em consideração o potencial da pecuária de corte no estado, que é referência nacional na produção da proteína de qualidade e sustentável, entender as demandas do setor frigorífico é essencial para o avanço da atividade”, ressaltou.

Sobre qualificação nesta área, o diretor citou a atuação do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. “Temos disponível hoje a Assistência Técnica e Gerencial que oferece consultoria aos produtores rurais da bovinocultura e o Curso Técnico em Agropecuária, que capacita mão de obra atendendo uma demanda do setor”.

O propositor da audiência falou da necessidade de discutir ideias para o setor. "Convocamos todas as pessoas que participam da cadeia e que sentem a necessidade de dar sua contribuição e apresentar soluções. O intuito é ouvir as reivindicações para aprimorar a atividade e estreitar relações entre os interessados neste setor", afirma o deputado estadual.

De acordo com o secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna, que representou o governador de MS, Reinaldo Azambuja, é preciso entender os gargalos para melhorar a competitividade. “A partir de debates como este que acontece aqui hoje que nasceram algumas iniciativas, um exemplo é o Programa Precoce MS, inciativa que foi reformulada para incentivar os produtores que desenvolvem animais precoces, entre outros projetos”.

Para o diretor da Fiems, Régis Luís Comarella, a atuação da federação é constante. “Recentemente apresentamos ao governo do estado diferentes reivindicações do setor da indústria. Por sermos de Mato Grosso do Sul, conseguimos uma valorização no preço da carne. Esperamos que a reforma e outras decisões ajudem o setor”, comenta.

Uma carta de intenções com as principais diretrizes definidas a partir da audiência pública será elaborada e entregue para representantes dos setores público e privados do estado.

Também participaram do evento, o presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Aguilar Rodrigues Leite; representando o Tribunal de Contas da União, Eduardo dos Santos Dionísio; o deputado estadual, Neno Razuk, entre outras lideranças da indústria e do agro. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque