Skip directly to content

Sistema Famasul participa de Campanha Nacional de Multivacinação do Governo de MS e Rotary Club

Sistema Famasul participa de Campanha Nacional de Multivacinação do Governo de MS e Rotary Club

02/09/2019 - 09:45

O Ministério da Saúde realiza entre os dias 7 e 25 de outubro a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. No dia 19 de outubro acontecerá em todo país o Dia de Mobilização Nacional, Dia D. Todas as vacinas de rotina serão oferecidas à população alvo a fim de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde. A Famasul participa da iniciativa em parceria com o Governo do Estado e Rotary Club.

A multivacinação é a estratégia utilizada pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação- Geral do Programa Nacional de Imunizações, para atualizar a situação vacinal da população. 

Neste ano, a mobilização incluirá faixas etárias diferenciadas, ou seja, irá vacinar crianças de zero até nove anos e adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias).

O sucesso da campanha depende do envolvimento das três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com a União, com as Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e Secretarias Municipais de Saúde (SMS). A operacionalização das ações de vacinação são de extrema importância, incluindo os recursos humanos de grupos específicos e parcerias para o alcance das metas em um curto período de tempo.

Neste sentido, a atuação de parcerias com instituições não governamentais na organização das ações da Campanha de Multivacinação é fundamental, considerando a importância da estratégia de resgatar os não vacinados.

O Rotary Club de Campo firmou a parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de MS para lançar a campanha Mato Grosso do Sul e Rotary Club de Campo Grande conectados pela saúde infantil”, dada a histórica luta do Rotary Internacional no mundo inteiro pela erradicação da paralisia infantil, iniciada na década de 70 pelo Rotary Club das Filipinas, que na época desenvolveu a campanha de combate a Pólio e que devido ao sucesso se tornou um grande projeto Mundial do Rotary Internacional.

O propósito é buscar os vários setores da sociedade para ajudar a sensibilizar os pais e responsáveis pelas nossas crianças e adolescentes, sobre a importância da vacinação.

Venha você também fazer parte deste projeto convidando seus amigos e parceiros e criando meios para que o objetivo maior seja alcançado e o sucesso desta campanha se torne modelo para trabalharmos unidos pelas futuras gerações.