Skip directly to content

Sistema Famasul participa de treinamento americano para enfrentamento de incêndios na área rural

Sistema Famasul participa de treinamento americano para enfrentamento de incêndios na área rural

27/09/2021 - 14:00

Planejamento de gestão de riscos no combate e prevenção de incêndios nas áreas rurais. Esta é a proposta do curso desenvolvido pela Agência de Assistência a Desastre do Exterior dos EUA e adaptado pela Universidade de Santa Catarina, do qual o consultor técnico do Sistema Famasul/Senar, Clovis Tolentino, participou.

O treinamento apresenta os principais passos administrativos para o enfrentamento de riscos e desastres. “A iniciativa amplia o conhecimento da instituição, que está diretamente ligada ao agro, e dá suporte aos órgãos públicos e privados que atuam na defesa civil e no combate aos incêndios. O Senar/MS tem em seu portfólio capacitações que orientam e preparam os participantes na prevenção e atendimentos iniciais quando há registro de focos, além de reuniões, eventos e campanhas que reforçam os cuidados”, descreve Clovis.

O resultado do empenho e trabalho em conjunto das entidades estão em números. O Boletim de Monitoramento de Incêndios Florestais, publicado recentemente pela Semagro, com dados do Cemtec, mostra redução dos focos de calor em todos os biomas de Mato Grosso do Sul, com destaque para o Pantanal, que registrou 38,82% menos focos. De modo geral, também houve diminuição da área queimada. Na Rede Amolar, por exemplo, passou de 147,8 mil hectares para 33,1 mil hectares. 

O boletim mostra ainda que o número de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiro aumentou 26%. “Essa situação indica o quanto os produtores rurais e a sociedade em geral estão engajados e orientados para comunicar os órgãos oficiais em casos de fogo, e chamar quando necessário, o mais rapidamente possível”, avalia o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque e Anahi Gurgel / Foto Capa: Defesa Civil