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Sistema Famasul promove oficina de robótica em colônia de férias

Inovação

Sistema Famasul promove oficina de robótica em colônia de férias

A oficina foi oferecida para os filhos, netos e sobrinhos dos colaboradores da instituição, buscando conciliar diversão e conhecimento.
19/07/2024 - 14:15

Com o objetivo de incentivar as crianças a aprenderem lógica de programação, pensamento computacional, criatividade, montagem e concepção de protótipos de robótica, o Senar/MS preparou uma semana repleta de aventuras tecnológicas para os filhos, netos e sobrinhos dos colaboradores do Sistema Famasul.

A Colônia de Férias Senar/MS - Robótica Educacional, ocorreu entre os dias 15 e 19 de julho, com a presença de 32 crianças distribuídas em dois períodos. Na parte da manhã, crianças dos 6 aos 10 anos, e na parte da tarde jovens dos 11 aos 14 anos.

O foco do curso de robótica foi preparar essas crianças para um futuro tecnológico. É o que explica o gerente educacional do Senar/MS, Lucas Garcia. “A nossa intenção é subsidiar o desenvolvimento dessas crianças para um cenário onde a tecnologia, inovação, computação, a resolução de problemas e a programação serão fatores preponderantes para a atuação, permanência e o protagonismo dessas pessoas no futuro”.

Aprendendo com o Senar/MS

Seguindo as instruções dos supervisores, os participantes montaram carrinhos, aviões, tratores e skates com materiais recicláveis e robôs de pequenas peças, que se movimentam de forma autônoma. As atividades também estimulam habilidades de trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, liderança e cooperação.

Alice, de 7 anos, conta que aprendeu a fazer um carrinho “programando com os bichinhos do computador”. Esses bichinhos são o passo a passo de como montar desencadeado por meio de programação em blocos, um recurso muito utilizado no contexto educacional para fomentar o aprendizado de programação de forma lúdica e intuitiva. Mas seu momento  preferido foi fazer o skate de papelão com tampa de garrafa plástica. “Eu podia desenhar, fazer do meu jeito, e foi muito legal fazer com minha nova amiga Lorena”, relata.

E o surgimento de amizades não ficou apenas entre Alice e Lorena. As pequenas Helena e Malu, de 8, também se tornaram amigas. Segundo Malu, fazer amizades foi sem dúvidas sua parte preferida da colônia de férias. Já para Helena, o momento mais especial foi montar o robô que anda sozinho. “Quando eu voltar das férias, vou contar para os meus amigos que montei um robô que anda para frente e para trás”.

A coordenadora de eventos da instituição e mãe de Alice, Larissa Siufi, relata que a filha sentiu pertencimento. “A integração das crianças com as tecnologias é algo que aguça e incentiva a imaginação, despertando atenção nas atividades delas, sobretudo no campo, que é o nosso setor de atuação”, explica.

Consuelo Santos, avó de Helena e analista de administração de pessoal, tem o mesmo entendimento. “Acredito que incluir os pequeninos desde cedo no ambiente do Senar/MS, os torna aliados às nossas atividades”.

Para encerrar, na manhã desta sexta-feira (19), as crianças receberam a visita da equipe do programa “Sorrindo no Campo” que realizou atendimentos e entregou kits de higiene bucal, com escova, fio dental e pasta de dentes.

À tarde, o desafio dos jovens foi montar e programar um robô para realizar tarefas em uma fazenda com várias culturas da pecuária e agricultura. “O desafio consiste em montar e programar o robô para percorrer um percurso impresso em uma banner que simula uma fazenda, levando ração, colhendo grãos e algumas outras tarefas típicas de uma propriedade rural”, explica Lucas Garcia.

Pilotando rumo ao agronegócio

De acordo com Lucas Garcia, o curso de robótica é um projeto piloto da instituição, estando ainda em fase de validação. “Organizamos essas validações para ter a segurança metodológica e didática de todos os processos. Sempre há oportunidade de fazer um aperfeiçoamento pedagógico ou até outros ajustes para a otimização e entrega plena do curso para o nosso público”, explica.

Com o avanço tecnológico, as escolas dos centros urbanos, mesmo que do interior do estado, têm tido mais acesso a conhecimentos dessa natureza, seja por meio de lógica de programação, produção de jogos digitais ou a própria robótica, nesse contexto o Senar/MS reconheceu que pode ser um grande aliado dos sindicatos rurais, que são parceiros relevantes em seus municípios, para levar esse conhecimento para as escolas mais afastadas, como as escolas rurais, por exemplo.

“O agro tem sido vanguarda no que se refere à inovação, tecnologia, automação, pesquisa e ciência. Então, desenvolver habilidades e conhecimentos voltados à área de automação, programação robótica para essas crianças, que já fazem parte do contexto rural, é extremamente relevante”, destaca o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.

Buscando aproximar a percepção da criança em relação ao agronegócio científico, arrojado, competitivo, inovador e dinâmico, o Senar/MS busca levar informação a jovens e crianças quanto a carreiras dentro e fora do agro, onde elas vão poder utilizar esse conhecimento que adquiriram em suas trajetórias pessoais e profissionais.

Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Julia Nogueira*

*Estagiária com supervisão de Pâmela Machado