Skip directly to content

Sucesso do sistema de integração de culturas será destaque durante o Showtec 2015

Sucesso do sistema de integração de culturas será destaque durante o Showtec 2015

14/01/2015 - 17:15

Um dos temas de maior repercussão no último seminário promovido pelo Programa Mais Floresta, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, no final do ano passado, o Sistema ILPF – Integração Lavoura, Pecuária e Floresta será apresentado no próximo dia 23 de janeiro, durante a 19ª edição da Showtec, em Maracaju. Consolidado em Mato Grosso do Sul, o sistema será detalhado em uma série de palestras com prática da dinâmica que envolve a implantação do sistema integrado de culturas.

O ILPF vem ganhando adeptos no Estado, em sua maioria pecuaristas que estão procurando diversificar a fonte de renda. Entre as vantagens, permite a recuperação das pastagens e oferece sombra para os animais. O pesquisador da Fundação MS, Alex Melotto confirma o crescimento da modalidade e justifica o que alavancou a adesão dos produtores. “Nos últimos 10 anos, o sistema de integração lavoura, pecuária e floresta registrou crescimento expressivo no Estado, principalmente quando começou a ser utilizado como alternativa para reforma de pastagens. A programação do ‘Mais Floresta’ possibilitará a apresentação dos avanços e fomentará a participação de mais produtores”, avaliou.

Realizado pela Fundação MS, Senar/MS, Embrapa Gado de Corte e Paulo Cardoso Comunicações, o programa pretende dar continuidade ao evento realizado ano passado na Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Mais de 100 pessoas, entre profissionais do setor florestal, acadêmicos e produtores rurais tiveram oportunidade de conhecer novidades sobre o cultivo de eucalipto e mogno, além de receberem orientações de manejo das espécies e informações sobre equipamentos e produtos utilizados na silvicultura.

Segundo o superintendente regional do Senar, Rogério Beretta, nesta edição especial o programa Mais Floresta detalhará assuntos que despertaram maior interesse no evento de 2014. “Observamos que um dos assuntos que mais chamou atenção dos participantes foi o sistema ILPF. Então, aproveitamos a expertise dos parceiros para detalhar as opções de plantio, o potencial de consumo no Estado e como a silvicultura pode ser uma atividade econômica altamente rentável”, considerou.

Programação – O programa Mais Floresta acontecerá no dia 23 de janeiro, durante a Showtec 2015. No período da manhã, serão realizadas palestras com os pesquisadores da Embrapa (Valdemir Laura e Ademir Hugo Zimmer), Fundação MS (Alex M. Melotto) e o consultor florestal Celso Medeiros. Mais informações podem ser obtidas no site http://senarms.org.br/projetos/mais-floresta/