Skip directly to content

Suinocultor atendido pelo Senar/MS profissionaliza gestão e transforma propriedade em empresa rural

TRANSFORMANDO VIDAS

Suinocultor atendido pelo Senar/MS profissionaliza gestão e transforma propriedade em empresa rural

Com Assistência Técnica e Gerencial, produtor de Itaporã passou a detalhar custos e gastos, melhorando gestão e resultados.
25/06/2021 - 08:15

Com acompanhamento detalhado da parte gerencial e financeira de sua propriedade, o suinocultor João Cordeiro, do município de Itaporã, transformou sua granja em uma empresa rural. O avanço foi obtido por meio da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, e é o case de sucesso da série #TransformandoVidas desta semana.

“Sempre fazíamos um custo superficial, uma média de gastos e ganhos, mas não tínhamos detalhadamente um controle desses valores com funcionário e energia elétrica, por exemplo. Hoje mudou! Com o Senar, sabemos qual foi o ganho por animal, qual foi a nossa despesa mais assertiva. Hoje, avalio a suinocultura como uma empresa, com receitas e despesas”, disse.

Com os resultados aparecendo desde o início da ATeG, João planeja os próximos passos, que incluem a ampliação da granja.

“O meu objetivo é produzir para ter um ganho melhor. Hoje isso tem sido possível, principalmente por meio de um trabalho dos parceiros da suinocultura, dos técnicos do Senar. O curso 5S, por exemplo, trouxe mais organização da parte interna, na contratação de funcionários, uso de EPI’s, controle financeiro, que não pontuávamos muito”, completa.

O suinocultor aconselha ainda que outros produtores rurais participem da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS.

“Se tiver a oportunidade de fazer, só tem a ganhar. Eu passei pela experiência e coloquei em prática, tendo ainda mais sucesso do que antes. Adentrei em muitas coisas que não tinha conhecimento. Então, aconselho todo produtor a aproveitar essa oportunidade”, indica.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal no YouTube, e reportagens sobre Suinocultura em ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu