Skip directly to content

Super espiga de 328 gramas é campeã do 4º Concurso do Milho Safrinha

Super espiga de 328 gramas é campeã do 4º Concurso do Milho Safrinha

27/07/2015 - 16:45

Uma espiga de milho com exatamente 328,79 gramas de grãos. Este foi o número que levou o produtor Ederson Montagner Cargnin a vencer a categoria municipal da 4ª edição do Concurso do Milho Safrinha. O evento realizado pelo Sindicato Rural de Rio Brilhante fez parte da Festa do Milho, que aconteceu no último sábado (25), por onde passaram cerca de 700 pessoas.

De acordo com a organização do evento, foram 145 produtores rurais inscritos no concurso, sendo que destes, 113 concorriam na categoria municipal e outros 32, na estadual. “É gratificante ver o envolvimento dos produtores rurais que participaram efetivamente do concurso e das palestras oferecidas que cada vez leva a participação de mais agricultores, e também da festa, que no quarto ano, leva palestras e tecnologias, como alternativas para aumentar produtividade na região”,

 

Entre os concorrentes de Rio Brilhante, o segundo milho mais pesado foi de Giovani Batista Villetti, (326,18 gramas); o terceiro foi para o produtor Orlando Meazza (324,80 gramas); na sequência aparece Benildo João Villetti (322,64 gramas) e por último, a produtora Helena Rabello Gava (322,06 gramas).

Na disputa estadual, Maria Malfato Gava ficou com o primeiro lugar (320,14 gramas) e o segundo lugar com o produtor Amauri Montagner (315,78 gramas).

Além do concurso, a Festa também foi marcada pelo Circuito Aprosoja. A iniciativa da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS, e parceria do sindicato rural do município, levou a palestra ‘Perspectiva do Mercado de Grãos para a Safra 2015/2016’, ministrada pelo analista financeiro da AgRural, Fernando Muraro, que contou com a participação de 100 produtores rurais da região.

Na palestra, o analista provoca o agricultor a encontrar respostas para sua produção e  fazer projeção para o próximo ciclo da soja e do milho. “O produtor precisa estar atento às questões que envolvem comercialização do seu produto, mas também tem que entender a influência do clima, como por exemplo, o ‘El Nino’, taxas de câmbio, pode ter sobre a produtividade. Detalhes que podem determinar o momento ideal para venda do grão”, explica o analista.