Skip directly to content

Técnicos do Programa Hortifruti Legal do Senar/MS recebem capacitação da Iagro

Técnicos do Programa Hortifruti Legal do Senar/MS recebem capacitação da Iagro

18/03/2016 - 15:15

Regras na aplicação de defensivos agrícolas, período de carência para a colheita, destino de embalagens vazias de defensivos destes produtos. Estes foram alguns dos assuntos tratados durante a capacitação oferecida aos técnicos do ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, que atendem produtores rurais do programa Hortifruti Legal, realizado pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS. A iniciativa aconteceu na tarde desta sexta-feira (18), na sede do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, em Campo Grande.

Para o coordenador do Hortifruti Legal, Francisco Paredes, o objetivo é promover uma reciclagem entre os profissionais da assistência técnica sobre a utilização e legislação de defensivos e orientar as transições no cultivo de mudas de citrus e bananas no Estado. “Neste primeiro momento, os técnicos do programa recebem as orientações da Iagro. No próximo passo a equipe se desloca para o campo e repassa as informações e levanta um diagnóstico junto aos produtores rurais atendidos pelo Senar/MS”, ressalta.

De acordo com a fiscal estadual agropecuária da Iagro – Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal, Glaucy da Conceição Ortiz, nas visitas à propriedade, os técnicos devem lembrar o produtor das questões relacionadas à aplicação de insumos. “É necessário associar informações técnicas e regulamentações do Estado, sempre que possível. Fazendo isso, o agricultor ou o pecuarista realiza aplicação segura do produto legal e não corre o risco de sofrer prejuízos na atividade”, explica.

O programa Hortifruti Legal, propõe ao produtor rural, soluções para os problemas técnicos de produção, mercado, industrialização e até mesmo do associativismo entre produtores. O foco é o desenvolvimento do setor aliado às capacitações oferecidas pela entidade, nas áreas de olericultura e fruticultura. Atualmente participam da iniciativa 276 produtores em 10 municípios.

O produtor que pretende plantar comercialmente frutas precisa seguir normas que são nacionais. “O alinhamento de informações é fundamental para as boas práticas na utilização de defensivos, bem como no cumprimento do que determina a legislação. Atitudes assertivas evitam danos ambientais, oferece alimento seguro à população e garante que a atividade continue viável na ponta produtiva”, ressalta o chefe de divisão de Defesa Sanitária e Vegetal da Iagro, Filipe Portocarrero Petelinkar.