Skip directly to content

Tecnoagro 2019: Famasul destaca importância da educação para o desenvolvimento rural

Tecnoagro 2019: Famasul destaca importância da educação para o desenvolvimento rural

15/03/2019 - 09:00

Evento foi realizado em Chapadão do Sul

O Sistema Famasul - Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul participou da 22ª edição da Tecnoagro - Feira de Tecnologias para Agropecuária. O evento aconteceu em Chapadão do Sul, localizado a 335 quilômetros de Campo Grande, nos dias 13 e 14 de março  e é uma realização da Fundação Chapadão.

Durante o evento, o diretor-tesoureiro, Marcelo Bertoni, ressaltou a atuação do Senar/MS junto aos sindicatos rurais na promoção de iniciativas de capacitação na região. Também participaram da cerimônia o superintendente do Senar/MS - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Lucas Galvan, o presidente do Sindicato Rural de Chapadão do Sul, Lauri Dalbosco, entre outras lideranças rurais e políticas.

Bertoni destacou a importância dos cursos do Senar/MS para o desenvolvimento local. “Aqui em Chapadão do Sul o Senar/MS tem atuado, junto ao sindicato, de forma efetiva para trazer iniciativas inovadoras. Em 2018, por exemplo, foram capacitadas mais de 200 pessoas nos cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social. Na Assistência Técnica e Gerencial são 36 produtores rurais atendidos, sendo 24 no setor hortifruticultura e 12 na bovinocultura de corte”.

A exposição abordou o tema “Inovação e Segurança no Agronegócio”. São mais de 60 expositores que trazem novidades e avanços tecnológicos nas áreas do agronegócio. O presidente da Fundação, Adriano Loeff, realçou o cumprimento do dever exercido pela instituição. “A Fundação Chapadão tem exercido seu papel de se dedicar a pesquisas para a classe agropecuária e contribuir para o fortalecimento do agronegócio brasileiro”.

Representando o Governo de MS, o Superintendente da Semagro – Secretaria de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta, enfatizou o mérito dos produtores em cumprir com as condições legais exigidas, além de parabenizar os líderes sindicais pelo desenvolvimento da região. “Parabéns a todos vocês, que fazem o seu papel, que cumprem com as condições do CAR e tem sua reserva legal. E parabéns, a todas as lideranças, das associações e sindicatos que fazem com que a região toda de Chapadão do Sul cresça, se desenvolva e traga sempre progresso constante para o Mato Grosso do Sul”.

Estiveram presentes na feira o presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke; o prefeito de Alcinópols, Dalmy Crisóstomo; o prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug; a vereadora e presidente da Câmara de Chapadão do Sul, Aline Krug Tondine; o vereador e presidente da Câmara de Paraíso das Águas, Roberto Carlos; o presidente do CREA/MS, Dirson Freitag e o diretor executivo da Aprosoja/MS, Frederico Azevedo. 

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu e Vitor Ilis