Skip directly to content

Tradição e potencialidades do setor rural marcam cerimônia de abertura da Expogrande 2023

83º Expogrande

Tradição e potencialidades do setor rural marcam cerimônia de abertura da Expogrande 2023

Famasul e Senar/MS levam oficinas e encontro para a maior feira agropecuária do estado
14/04/2023 - 15:45

O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, participou da abertura oficial da 83ª Expogrande, na noite desta quinta-feira (13), no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande. O evento contou com a presença do governador Eduardo Riedel e da senadora Tereza Cristina, além do anfitrião da festa, o presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai.

Em seu discurso, durante a cerimônia, Bertoni parabenizou Bumlai, toda sua diretoria e colaboradores pela grandiosa feira, e relembrou a trajetória de ex-presidentes que fizeram da Expogrande uma feira tradicional.

“Quero parabenizar toda a diretoria e colaboradores da Acrissul, que trabalham junto com o presidente na realização. Enaltecer toda parceria da Acrissul e Famasul. O campo-grandense e os produtores rurais merecem uma feira desse porte”, ressaltou Bertoni.

Neste ano, os shows voltam a ser realizados no mesmo local das exposições.

“Um prazer estar aqui na Expogrande com essa pujança. Essa feira me traz muitas lembranças e mostra que a força do agro, quando a gente trabalha junto, conseguimos fazer essa dimensão que vi ali fora”, completa.

A senadora Tereza Cristina enalteceu o trabalho da Federação e outras instituições na luta pelo agro.

“Estamos trabalhando para dar segurança jurídica ao campo, que é o motor do Brasil. Hoje é dia de enaltecer os produtores rurais do nosso estado. Bertoni, saiba que estamos juntos nessa luta, trabalhando para que o produtor tenha paz no campo e consiga produzir para abastecer o país e boa parte do mundo”, disse a senadora.

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, ressaltou o compromisso do governo do estado atual com a segurança no campo.

“Quando se fala em segurança jurídica, nós vamos atuar firmemente para que não haja ilegalidade e intranquilidade no nosso estado. Não podemos permitir isso no século 21”, disse agradecendo a presença dos presidentes dos Sindicatos Rurais do estado presentes na cerimônia em nome do presidente Marcelo Bertoni.

“Nosso estado está caminhando para se tornar carbono neutro e o agro tem papel fundamental nisso, igualmente na diversidade da nossa economia, que está sendo impulsionada pelo agronegócio. Mato Grosso do Sul também se destaca com uma localização cada vez mais estratégica, pois, com a rota bioceânica, o produtor rural terá perspectiva de crescimento ainda maior.”, destacou Guilherme Bumlai.

Em seguida, o presidente do Sistema Famasul acompanhou Bumlai, Riedel e Tereza Cristina em um tour pela feira, inclusive pelo stand institucional do Senar/MS e da Famasul.

Participaram da abertura a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes; o diretor-presidente da Iago, Daniel Ingold; o secretário da Semadesc, Jaime Verruck e o adjunto, Ademar Silva; o presidente no Novilho Precoce e MNP, Rafael Gratão, o delegado titular da Deleagro, Mateus Zampieri, diretor-presidente do Imasul, André Borges; chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Antonio Nascimento; superintendente da SFA/MS, Celso Martins.

Também estiveram presentes os deputados federais, Marcos Pollon, Beto Pereira, Luiz Ovando, Geraldo Rezende e Rodolfo Nogueira; deputados estaduais, o Paulo Corrêa, Lídio Lopes, Pedro Pedrossian Neto e Márcio Fernandes.

A solenidade de abertura contou com a presença do diretor-tesoureiro e o diretor-secretário da Famasul, Frederico Stella e Claudio Mendonça; o Superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan os presidentes de sindicatos rurais, de Campo Grande, Alessandro Coelho; de Jateí, José Pereira da Silva; de Anaurilândia, Luciano Pompilio; de Eldorado, Alexandre Junqueira; de Dourados, Angelo Ximenes; de Corumbá, Gilson de Barros; de Nova Alvorada do Sul, Telma Menezes; de Sidrolândia, Paulo Stefanello; de Tacuru, Maria Neide Casagrande; de Batayporã, Altamir Fonseca.

Presença da Famasul e Senar/MS

15 de abril (matutino): Oficina de Churrasco

15 de abril (vespertino): Oficina de Hambúrguer

17 de abril (vespertino): Vitrine Horticultura

18 de abril (vespertino): Vitrine do leite

18 de abril (noturno): Famasul Jovem - Reunião aberta

19 de abril (vespertino): Vitrine Piscicultura

20, 21 e 22 de abril (matutino e vespertino): Tecnologia de Aplicação

22 de abril (vespertino): Vitrine Grãos e Cana-de-açúcar e Encontro Técnico Ovinos