Skip directly to content

Turma do Programa Senar Jovem Aprendiz Rural é certificada em Costa Rica

Turma do Programa Senar Jovem Aprendiz Rural é certificada em Costa Rica

13/09/2019 - 17:15

Em Costa Rica, a turma composta por 13 alunos do Seja – Senar Jovem Aprendiz Rural –, recebeu nessa sexta-feira (13), o certificado de conclusão do curso de Mecânico de Manutenção de Tratores Agrícolas. A capacitação teve dois anos de duração, com aulas práticas e teóricas vivenciadas dentro da Usina Atvos. Com esta, já são seis turmas formadas em todo o estado este ano.

Para o analista educacional da instituição, Joacir Carboni, que representou o Sistema Famasul na cerimônia, além dos conhecimentos adquiridos no curso, os jovens são estimulados a desenvolver outros pontos. “Os participantes melhoram a autoestima, a criatividade, a cidadania, responsabilidade e a ética. É uma oportunidade para que eles descubram sua vocação, que pode estar atrelada à formação”. 

A iniciativa do Senar/MS tem o objetivo de incluir, capacitar e promover o desenvolvimento profissional de jovens, oportunizando a formação profissional rural e para o ingresso no mercado de trabalho, através de programação elaborada nos termos da lei. Participam da iniciativa jovens com idade entre 18 anos completos e 24 anos incompletos, que tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental ou médio.

Para Adriely Rocha da Silva, de 20 anos, o Seja valida a entrada no mercado de trabalho. “A experiência foi extraordinária. Jamais pensei que pudesse atuar nessa área de manutenção. Sempre morei no campo e meu pai é produtor rural. Pretendo buscar mais conhecimento e mais experiência”. 

O engenheiro mecânico, Pedro Henrique, de 23 anos, viu no curso uma oportunidade de aprender. “Sou formado mas precisava saber mais e não podia perder a chance de colocar em prática tudo o que aprendi na faculdade. Sou muito para o meu futuro e esta é uma área da qual sou apaixonado. Quero dar continuidade nesse aprendizado que comecei”, ressalta. 
De acordo com a equipe do departamento educacional do Senar/MS, a previsão é que ainda este ano, mais duas turmas de 40 alunos cada, iniciem com a aprendizagem do Seja, nesta mesma empresa. 

Também participaram do evento Júnior Antônio de Oliveira, mobilizador que representou o Sindicato Rural de Costa Rica; o gerente agrícola da Atvos, José Alenxadre de Oliveira, e o gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Vagner Tavares, além dos familiares dos alunos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque