Vencedores do Concurso Agrinho 2015 serão premiados no próximo dia 26 de novembro
Vencedores do Concurso Agrinho 2015 serão premiados no próximo dia 26 de novembro
Uma grande festa está sendo preparada para a premiação dos vencedores do concurso do Programa Agrinho promovido pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e pela Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de MS. O evento encerra as atividades do segundo ano desta iniciativa que atinge 60 mil estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 170 escolas públicas de 20 municípios de Mato Grosso do Sul. O evento acontecerá na próxima quinta-feira (26), no restaurante Yotedi, em Campo Grande.
Os premiados participaram da competição nas categorias desenho, redação, experiência pedagógica e escolas Agrinho, e se destacaram diante do júri pela criatividade na abordagem do tema ‘Conexão entre campo e cidade e nosso papel para melhorar o mundo’. A coordenação do programa recebeu 658 trabalhos avaliados por uma banca examinadora formada por especialistas em educação, cultura, meio ambiente e cidadania.
Os 63 trabalhos classificados serão conhecidos no evento e receberão premiações como bicicletas, TVs e vídeo games. Só na categoria desenhos e redações serão premiados alunos dos municípios de Terenos, Nova Alvorada do Sul, Anastácio, Água Clara, São Gabriel do Oeste, Nioaque, Jaraguari, Ribas do Rio Pardo, Camapuã, Guia Lopes da Laguna, Maracaju, Rochedo, Sidrolândia e Bandeirantes.
O presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, destaca que o programa Agrinho tem como objetivo reforçar para a nova geração conceitos que levem a uma forma sustentável de ser e viver, trabalhando a ética e a conexão do campo com a cidade. “O Programa Agrinho é um orgulho para o Sistema Famasul já que entendemos que a educação e o conhecimento são agentes de transformação da nossa sociedade. Vamos avançar gradativamente, até atingir a totalidade dos municípios de Mato Grosso do Sul”, salienta.
Na avaliação da coordenadora do Agrinho, Sandra Serrano, o número de participantes no concurso superou as expectativas da organização e comprova a eficácia dos temas desenvolvidos nas escolas ao longo do ano letivo. “O Agrinho complementa as atividades de aprendizagem e auxilia os professores na exploração de conteúdos e temas, promovendo uma educação, de maneira mais crítica e reflexiva. É muito gratificante acompanharmos o desenvolvimento de todo o trabalho que resulta nesta premiação e verificar a transformação observada na comunidade”, argumenta.
Sandra relata ainda que os materiais do aluno de cada ano escolar foram elaborados pelo Senar/MS e adequados de modo a divulgar a história de nosso Estado, por meio de personalidades de diferentes áreas da cultura sul-mato-grossense, com foco especial para os artistas plásticos. “Recebemos apoio de vários setores da sociedade e o melhor foi receber o feedback dos educadores, satisfeitos em ter um material que apresentasse informações de nosso Estado”, enfatiza.
Sobre o Agrinho – O programa de responsabilidade social do Sistema Famasul é desenvolvido em parceria com a SED – Secretaria de Estado de Educação, SEMADE – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, SEPAF – Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar e SECTEI – Secretaria de Estado de Cultura, turismo. Empreendedorismo e Inovação e com as Prefeituras Municipais por meio das Secretarias Municipais de Educação dos 20 municípios participantes.
Em 2015, 170 escolas estaduais e municipais participaram do programa, com envolvimento de 3,1 mil professores e 60 mil estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é desenvolver os temas transversais estabelecidos pelo MEC – Ministério da Educação: Ética, Diversidade Cultural, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Saúde, Orientação Sexual e Temas Locais, para a compreensão e construção da realidade social, direitos e responsabilidades dos alunos.
Serviço – O evento de premiação do Concurso Agrinho 2015 será realizado na próxima quinta-feira (26), a partir das 10h, no restaurante Yotedi. O endereço é Rua Antonio Maria Coelho, 4069, bairro Carandá Bosque.