Skip directly to content

Vice-presidente da Famasul participa do 1º Fórum Soja Brasil Safra 2019/2020 em Maracaju

Vice-presidente da Famasul participa do 1º Fórum Soja Brasil Safra 2019/2020 em Maracaju

29/07/2019 - 15:15

Na sexta-feira (26), o vice-presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Luis Alberto Moraes Novaes participou do 1º Fórum Soja Brasil – Safra 2019/2020, realizado na sede do Sindicato Rural do município de Maracaju, localizado a 140 quilômetros da Capital. Na ocasião Novaes destacou a parceria entre as instituições para o avanço do setor agropecuário. “A produtividade quase dobrou nos últimos 30 anos, na década de 90 nós colhíamos cerca 35 sacas por hectare e ficávamos felizes. Hoje nós atingimos 60 sacas por hectare sabendo que podemos chegar a 70. Isso tudo graças às tecnologias”, explica.

Segundo o ministro João Carlos Parkinson de Castro, da Coordenação-Geral de Assuntos Econômicos Latino-Americanos e Caribenhos, do Ministério das Relações Exteriores, o projeto da rota bioceânica vai favorecer a competitividade do setor de grãos. “Com o corredor, o produtor conseguirá escoar sua mercadoria em até 3 dias. Isso otimiza a comercialização dessa matéria-prima”, detalha.

O presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja, Juliano Schmaedecke, conta que torce para que o clima favoreça a próxima safra, mas que o sojicultor deve ficar atento com os nuances do mercado e da produção. “O produtor ganha se souber usar as ferramentas e negociar o melhor preço. Tem muita gente vendendo insumos, como adubo e defensivos, e comprando soja e milho. É uma guerra pelo produto”, afirma.

Para o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz, a soja ainda é o melhor investimento. “E esses números são demonstrados no aumento do IDH [Índice de Desenvolvimento Humano]. Não podemos ficar taxando o agro, afinal ele traz renda e comida para o país”.

Participaram do evento, o presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Christiano Souza Binz; o vice-presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi; o presidente da Iagro – Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul, Daniel Ingold; o superintendente regional do Banco do Brasil, Adriano Boigues; o superintendente da Conab/MS – Companhia Nacional de Abastecimento, Nilson Azevedo; o vice-prefeito, Juarez Sanchez; e o pesquisador da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, João de Barros França Neto.

Com o tema “Perspectivas para a próxima safra, mercado e as novas rotas de exportação”, o encontro foi promovido pela Aprosoja Brasil em parceria com a Aprosoja/MS e transmitido pelo Canal Rural.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis | Com informações da Aprosoja/MS