Skip directly to content

Vice-presidente da Famasul participa do lançamento do Instituto MS Agro em Campo Grande

Vice-presidente da Famasul participa do lançamento do Instituto MS Agro em Campo Grande

30/08/2019 - 22:30

O vice-presidente do Sistema Famasul - Federação de Agricultura e Pecuária de MS, Luis Alberto Moraes Novaes, participou na noite dessa sexta-feira (30) do lançamento do Instituto MS Agro, em Campo Grande. Na ocasião, Novaes destacou a importância de uma nova entidade que contribua para o aperfeiçoamento de tecnologias no campo através da assistência técnica. “Nós precisamos apurar as tecnologias, chegando em um resultado para que possamos disponibilizar ao produtor rural aquilo que é comprovado”.

O secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, que representou o governador Reinaldo Azambuja, afirmou que o novo instituto será uma nova maneira de incentivar o produtor rural a dar continuidade em suas atividades. “Muitos proprietários que tiveram sucesso na área caminhavam em parceria com profissionais da assistência técnica, com pessoas que contribuem para a evolução do setor”, explicou.

Para o presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja, Juliano Schmaedecke, a assistência técnica é necessária para a evolução de produtividade. “Precisamos do trabalho desses profissionais, várias entidades que procuram sempre dar segurança para o empreendedor rural”.

Segundo o presidente do Instituto MS Agro, Evandro Gelain, a entidade surgiu por meio de uma necessidade de uma maior filtragem de informações. "Nós estamos em uma agricultura muito dinâmica, com muitas tecnologias chegando, e as vezes na nossa correria, não conseguimos assimilar tudo. Por isso a necessidade do projeto para auxiliar e atendermos melhor nossos clientes”, detalha.

O deputado estadual, Renato Câmara, avaliou o momento como importante para o estado. “Eu comecei na assistência técnica. E quando nós falamos dessa área, não podemos deixar de lembrar que é ela que faz o elo entre a informação e a prática. E por esse motivo, acredito que Mato Grosso do Sul ganhou muito com esse novo instituto”.

A nova entidade conta com a colaboração de 38 empresas de assistência técnica em 60 municípios do estado com o intuito de levantar dados de pesquisa para todo o setor. O evento foi realizado na sede do Canal do Boi, emissora que promoveu a iniciativa em parceria. Também estiveram presentes: o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de MS, Antonio Luiz Neto; o presidente da Fundação Chapadão, Ilton Henrischen; o presidente do Sindicato Rural de Itaporã, Otávio Vieira Mello; o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck; o presidente da AASTEC/MS – Associação das Empresas de Assistência Técnica Rural de Mato Grosso do Sul, Juliano de Andrade Pizzato; o diretor-executivo do Instituto MS Agro, Edson Borges; além de outras lideranças rurais e políticas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis