Skip directly to content

Vitrine Tecnológica em Horticultura do Senar/MS recebe produtores rurais e acadêmicos em Aquidauana durante a ExpoAqui

Vitrine Tecnológica em Horticultura do Senar/MS recebe produtores rurais e acadêmicos em Aquidauana durante a ExpoAqui

16/08/2019 - 16:00

Cerca de 40 produtores rurais e acadêmicos da área de horticultura participaram do Vitrine Tecnológica do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – realizada durante a ExpoAqui, em Aquidauana – município a 140 km de Campo Grande. O assunto do encontro foi Fertirrigação.

Entre os participantes da Vitrine estavam produtores rurais que já são atendidos pelo Senar/MS, por meio do programa de Assistência Técnica e Gerencial, outros ainda estão se credenciando para começarem a receber atendimento dos técnicos de campo da instituição, além de acadêmicos da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul –, que possui campus em Aquidauana.

Conforme o coordenador do ATeG em Horticultura do Senar/MS, Dorly Pavei, a Vitrine Tecnológica é mais uma oportunidade de atualizar e capacitar, de forma gratuita, os produtores rurais da região de Aquidauana.

“Preparamos uma palestra para explicar a parte teórica e uma explicação prática a campo para que todas as dúvidas sejam sanadas. Percebemos um interesse de todos os participantes e esperamos que consigam aplicar o conhecimento em suas propriedades e colham os resultados em breve”.

Produtora de cebolinha no Assentamento Indaiá 2, Elizabeth Martins já recebe assistência técnica do Senar/MS há dois anos. Após sugestão do técnico de campo, ela foi à Vitrine para buscar conhecimento e avaliar a possibilidade de instalar um sistema de irrigação em sua propriedade.

“Sempre a gente tem a orientação do técnico a respeito da irrigação. O nosso poder aquisitivo não permitiu até agora, mas ele sempre fala que a irrigação por gotejamento é melhor. Então a gente veio estudar, ter uma noção de orçamento e aprender mais sobre. Para fazermos da maneira correta e melhorar ainda mais na propriedade”, avaliou.

Com atendimento mais recente no programa do Senar/MS, o produtor de rúcula Leandro Fanaia participou do evento em busca de conhecimento na área.

“Estamos no ATeG há três meses. O técnico nos indicou a irrigação e também na faculdade foi passado os benefícios da irrigação. Então decidimos aproveitar o curso dado aqui. Conhecimento nunca é demais. Vamos avaliar os valores, formas de uso, melhores instrumentos e benefícios. Gostei muito, é bastante explicativo”, completou.

Nos últimos três meses seis municípios receberam a Vitrine Tecnológica em Horticultura com quase 500 participantes. Maracaju, Nova Andradina, Chapadão do Sul, Bela Vista, Bataguassu e Aquidauana foram as cidades contempladas.

Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Leandro Abreu