Skip directly to content

Capacitação do Senar/MS salva floresta plantada

Capacitação do Senar/MS salva floresta plantada

04/10/2019 - 17:45

Princípio de incêndio foi contido por colaboradores da propriedade após curso da instituição

Com 13 propriedades e mais de 100 mil hectares de floresta plantada, pecuária e lavoura, o grupo Colpar capacitou cerca de 60 colaboradores por meio dos cursos do Senar/MS, sendo um deles o curso de Combate e Prevenção de Incêndios Florestais, que já deu resultados positivos e evitou grandes prejuízos. Esse é o nosso caso de sucesso da série ‘Senar/MS Transformando Vidas’ dessa semana, que fala sobre queimadas.

“Tivemos o contato com o Senar/MS através do Sindicato Rural de Água Clara. Fizemos curso de prevenção de incêndio, manutenção e operação de motosserra, aplicação de herbicida. Esses foram um dos cursos que nós buscamos e tivemos mais de 60 pessoas capacitadas através do Senar/MS para que pudessem aplicar isso nas atividades”, comentou Fernando Bilia, gerente de operações da Colpar na área florestal.

Realizando todas as ações possíveis para prevenir os incêndios, os colaboradores do grupo também estão capacitados para o combate, quando necessário, avalia o gerente. “Após os treinamentos, a qualidade da atividade, a segurança no trabalho e a qualidade do serviço realizado no campo, seja na prevenção e combate ao incêndio ou nas outras atividades, melhorou muito. E isso trouxe um ganho de produtividade aqui nas nossas atividades. Tivemos um incidente, um foco de incêndio aqui na nossa propriedade, mas com a detecção, através da torre de incêndio que temos monitorando as propriedades, a nossa equipe pode se deslocar rapidamente e colocar em prática o treinamento que eles tinham tido com o Senar/MS, então rapidamente o fogo foi contido e isso garantiu a segurança da propriedade, que não teve danos na pastagem e também na área florestal”, lembra.

Ainda conforme Bilia, a transformação de vida, promovida pelo Senar/MS, foi geral nas propriedades do grupo. “Através do treinamento do Senar/MS a gente conseguiu melhorar muito, não só na qualidade das atividades nossas dentro de campo, mas também na qualidade de vida dos próprios trabalhadores e colaboradores. Isso porque o Senar/MS traz o treinamento que não só foca na atividade. Foca também em segurança do trabalho, em qualidade de vida. Então, os colaboradores aprendendo mais a trabalhar da melhor forma e da forma correta, ele traz uma garantia de uma realidade do trabalho e isso garante que ele possa vir trabalhar e voltar para casa, com sua família. Essa longevidade dessa parceria entre Colpar e Senar/MS com certeza vai perpetuar e enquanto a gente puder usufruir desses treinamentos e aplicar nas nossas áreas, que são várias”

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS nas propriedades contempladas pelos programas de assistência técnica e sobre as transformações na sociedade.

Quer saber mais sobre a editoria Mercado Agropecuário? Acesse aqui! Na editoria Educação no Campo, você pode conhecer muito mais sobre o Senar/MS. Basta acessar o link.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu