Skip directly to content

Com Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, apicultor conquista 25% de aumento na produtividade

Do hobby à profissão

Com Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, apicultor conquista 25% de aumento na produtividade

26/06/2020 - 08:30

Número de colmeias saltou de 20 para 32 caixas. Produtividade na próxima safra deve ser de 1 tonelada.

O que começou como um hobby se tornou a nova profissão para Isvani Caceres, do município de Bela Vista. Após se aposentar, o militar passou a se interessar pela apicultura e procurou o Senar/MS para ampliar seus conhecimentos. Com a Assistência Técnica e Gerencial, já espera um aumento de 25% na produtividade da próxima safra. Essa é a história de sucesso do “Senar/MS Transformando Vidas” da semana.

“Eu estava me aposentando, preocupado em ocupar o tempo, e foi aí que comprei um apiário. Em um período de três a cinco anos, ficamos sem curso, sem nada. Então fiz o Curso Básico de Apicultura, trazido pelo Sindicato Rural e Senar. Foi onde tudo começou. Hoje, nós estamos tendo assistência técnica em apicultura”, conta.

Com o suporte e as recomendações técnicas, o apicultor melhorou a parte administrativa da propriedade. “Para nós chegarmos até a assistência técnica, tivemos que fazer vários cursos, entre eles o ‘Negócio Certo Rural’. Somos eternamente gratos, pois aprendemos a ter controle financeiro, fazer a gestão sobre como e quando investir, e prever as intempéries dos acontecimentos”, comenta Isvani.

O manejo orientado também proporcionou resultados na produtividade do mel. “Tínhamos 20 colmeias, com 18 delas produzindo cerca de 400 quilos de mel na safra. Com um ano de assistência do Senar, chegamos a 32 colmeias produzindo 800 quilos nessa última safra”, ressalta.

A expectativa é que o aumento de produção seja ainda maior. “Estamos nos preparando e trabalhando para atingir, no mínimo, 1 tonelada de mel. A nossa meta é, para no máximo dois anos, chegarmos a 100 colmeias em produção. E a partir daí, produzir também pólen”, projeta.

Com tantas mudanças positivas, Isvani exata sua gratidão. “A gente é eternamente grato ao Senar, à instituição, aos seus técnicos, à direção. A nossa vida transformou e muito!”, finaliza.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e suas transformações no campo. Acesse AQUI e confira outros depoimentos.

Confira também informações sobre ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’ referentes a Apicultura.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu