Skip directly to content

Com Senar/MS, produtor triplica capacidade de animais em pasto e já planeja abate mensal para transformar propriedade em empresa rural

20/09/2019 - 19:15

Sem obter os resultados esperados para a propriedade de 300 hectares, no município de Paranaíba, o produtor rural Eduardo Freitas e o pai iniciaram, há cinco anos, a Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Corte, do Senar/MS. Hoje, os criadores triplicaram a capacidade de animais no pasto em apenas 50% da área e, planejam abater todos os meses, transformando a propriedade em uma empresa rural, com renda mensal. Esse é o nosso caso de sucesso da série “Senar/MS Transformando Vidas” desta semana.

“No início, há cinco ou seis anos atrás, meu pai, que é o dono da propriedade, estava desanimado, porque não davam os números esperados, não tinha resultados. Foi quando conhecemos o Senar/MS, através de uma parceria muito grande com o Sindicato Rural de Paranaíba”, lembra Eduardo, que hoje faz a gestão da propriedade.

Uma das grandes diferenças promovidas pelo Senar/MS na propriedade foi a reforma de pastagem. “Hoje a gente já tem grande parte do capim renovado. E cinco anos atrás era aquela pecuária antiga, estava degradada, com pragas invasoras. E a gente vem fazendo esse acompanhamento com os técnicos do Senar/MS. Resumidamente mudou tudo. O Senar/MS, não só nas nossas vidas, mas transformou e renovou a fazenda. Uma pessoa que veio nessa propriedade há cinco anos e veio hoje ela fala: ‘cadê aquela fazenda?’. Foi assim que o Senar/MS abriu muitas portas para a gente”, resume.

O aumento na capacidade de animais foi a mudança mais visível na propriedade. “Era uma área que hoje é um rotacionado, de 75 hectares cada. Era uma área com dois pastos com 30 cabeças em cada um, ou seja, tinha 60 cabeças. Hoje eu consigo manter de 200 a 210 cabeças nessa área. Isso ai foi a inovação. A gente sempre procura crescer. E isso tem ocorrido trabalhando junto com o Senar/MS, que todo mês está aqui. Transformou a nossa vida e a vida útil da fazenda. Porque mudou os números, mudou o cálculo. Era a pecuária antiga e hoje em dia é a pecuária intensiva, que não para. A gente sempre quer crescer. E montando escala de abate mensal, montando escala de compra, para dentro de um ano eu não fazer uma compra ou abater uma vez no ano. Para propriedade viver mensalmente. Foi muito bom esse acompanhamento do Senar/MS nas nossas vidas e na vida da propriedade”, concluiu.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS nas propriedades contempladas pelos programas de assistência técnica e sobre as transformações na sociedade. Quer saber mais sobre a editoria Mercado Agropecuário? Acesse aqui! Na editoria Educação no Campo, você pode conhecer muito mais sobre o Senar/MS. Basta acessar o link.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu