Skip directly to content

Produção de leite salta de 800 para 1.200 litros de leite por dia com Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS em Eldorado

Produção de leite salta de 800 para 1.200 litros de leite por dia com Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS em Eldorado

18/10/2019 - 17:30

Após o início do programa Ateg (Assistência Técnica e Gerencial) do Senar/MS, os produtores de leite Waldir e Wanderléia Santussi deram um “salto” de 800 para 1.200 litros de leite produzidos por dia, com o mesmo número de animais, na propriedade localizada no município de Eldorado. Esse é o caso de sucesso da série ‘Senar/MS Transformando Vidas’ desta semana, que fala sobre a cadeia produtiva de Bovinocultura de Leite.

“O Senar/MS veio ajudar a gente enxergar os pontos, onde a gente está errando. Fez a gente procurar melhorar nesses pontos. Uma das coisas é o barracão que construímos com orientação da técnica de campo. A gente tratava em cocho e o prejuízo em termos de alimentação era muito grande”, comentou Waldir.

Essa orientação da técnica de campo que realiza a assistência na propriedade é bastante ressaltada pelo produtor. “Tudo por intermédio do Senar/MS. Eu costumo dizer que é ‘culpa’ do técnico. Com as orientações, a gente conseguiu melhorar e visualizar as melhorias. Também crescemos a quantidade de produção. Fornecemos o bem-estar animal com praticamente o mesmo número de animais. A gente estava trabalhando na faixa de 65 a 70 animais. Hoje, temos 79 animais e aumentamos de 800 a 1200 litros de leite por dia”, completa o produtor.

Além do programa ATeG, o Senar/MS atua na propriedade por meio dos cursos de Formação Profissional Rural. “Todos os cursos oferecidos a gente tem procurado participar. Tem ajudado bastante no dia a dia da propriedade”, comentou Wanderléia.

Por fim, Waldir ressalta a transformação de vida promovida pelo Senar/MS na propriedade. “A gente sabe que tem a ferramenta para ser usada, mas não usufrui dela. A partir do momento que se passa a usar essa ferramenta, a gente vê o resultado. O Senar/MS traz esse conhecimento para a gente no campo”, concluiu.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS nas propriedades contempladas pelos programas de assistência técnica e sobre as transformações na sociedade.

Quer saber mais sobre a editoria Mercado Agropecuário? Acesse aqui! Você pode conhecer muito mais sobre o Senar/MS. Basta acessar o link.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu