Skip directly to content

Produtor de suínos muda forma de trabalhar na propriedade após ATeG aplicar “metodologia diferenciada”

Produtor de suínos muda forma de trabalhar na propriedade após ATeG aplicar “metodologia diferenciada”

26/07/2019 - 12:45

Mesmo com o planejamento e apontamentos realizados por conta própria na propriedade, o suinocultor Dulcemar Grando avalia que a Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural –, que desenvolveu um modelo exclusivo para os produtores de suínos e aves, mudou a forma de trabalho em toda propriedade, localizada em Jateí – a 260 km de Campo Grande. Esse é o caso de sucesso da série ‘Senar/MS Transformando Vidas’ dessa semana.

“Foi uma forma de despertar o produtor para gerenciar melhor a atividade dele. Porque de uma forma ou outra o produtor faz seus apontamentos, seu gerenciamento da forma dele, mas o ATeG veio dar uma metodologia diferenciada. De uma forma ou outra a gente gosta de estar acompanhando números. A forma que o Senar/MS trouxe, a metodologia facilitou a forma de apontar os números, que eram muito dispersos. E agora a gente conseguiu fazer comparativos, que até então a gente não fazia”, detalhou.

O início dos trabalhos da ATeG na região aconteceu com a parceria da Asumas – Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultures. Nós iniciamos através da associação, quando os instrutores do Senar/MS começaram a fazer alguns treinamentos no Sindicato Rural de Dourados. Inicialmente já vimos com bons olhos tudo isso. Ai posteriormente nos apresentaram o programa de assistência técnica e gerencial”, lembra.

Na avaliação do produtor, o Senar/MS e a Asumas se uniram e se anteciparam em relação as demandas do setor produtivo. “E o ponto que eu tenho valorizado muito é que o Senar/MS e a Asumas se anteciparam. Porque o produtor ainda não havia demonstrado a necessidade deste trabalho, e mesmo assim eles trouxeram esses treinamentos e essas qualificações para o produtor. Acho que esse foi o grande ganho. E eu tenho que fazer um reconhecimento a isso”, concluiu.

Transformando Vidas – O Sistema Famasul divulga todas as sextas-feiras uma matéria sobre a atuação do Senar/MS nas propriedades contempladas pelos programas de assistência técnica da instituição e também na sociedade. Acompanhe!

Quer saber mais sobre a editoria Mercado Agropecuário, clique aqui. Saiba mais sobre o Senar/MS na editoria Educação no Campo, acesse aqui.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu