Skip directly to content

Senar/MS promove sustentabilidade no meio rural com Assistência Técnica e Gerencial

Senar/MS promove sustentabilidade no meio rural com Assistência Técnica e Gerencial

05/06/2019 - 17:15

Hoje, 5 de junho, é o Dia do Meio Ambiente. A melhor maneira de comemorar é apontando as ações de sustentabilidade promovidas pelo Senar/MS. Este é o tema do Educação no Campo desta semana que tem como foco a preservação ambiental associada ao desenvolvimento produtivo.

Um dos exemplos de incentivo à inovação sustentável é a ATeG – Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Corte, produto oferecido gratuitamente pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que presta consultoria aos produtores rurais do estado.

Segundo o coordenador do Departamento de Assistência Técnica e Gerencial, Nivaldo Passos, é possível aliar tecnologia e preservação dentro da propriedade rural. “Atualmente, o Senar/MS trabalha para que o produtor consiga cada vez mais melhorar a sua pastagem através de recuperação ILP [Integração Lavoura e Pecuária] e ILPF [Integração Lavoura, Pecuária e Floresta] e práticas de conservação do solo, o que faz com que aquelas áreas causem menos danos ao meio ambiente”.

Passos acrescenta: “Essas práticas aumentam a produtividade da área elevendo o número de cabeças por hectare".

A partir desde mês, 320 produtores em 58 municípios do estado participarão da ATeG nesta cadeia produtiva. Em maio se encerrou um ciclo de consultorias aos proprietários que iniciou em junho de 2018. Foram 256 produtores assistidos pelo programa em 53 localidades.

Para o coordenador do Departamento, esse número pode aumentar até o final do mês. “Nós queremos atingir até 500 produtores até o final de junho”, afirma Passos. “O programa da ATeG em Bovinocultura de Corte é de suma importância para o desenvolvimento do estado, sendo uma das atividades mais exercidas”.

Educação no Campo – Todas as quartas-feiras o Senar/MS divulga alguma opção de qualificação em uma cadeia produtiva específica do Agro. Acompanhe!

Para solicitar assistência técnica em sua propriedade, procure o sindicato rural do seu município. Quer se informar mais sobre os cursos? Entre no site do Senar/MS e saiba mais. Você pode conferir a matéria de Mercado Agropecuário aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis