Skip directly to content

Assistência técnica e gerencial do Senar/MS alavanca produção de peixes de produtora rural

Assistência técnica e gerencial do Senar/MS alavanca produção de peixes de produtora rural

22/03/2019 - 14:00

Rosa Maria Sales Costa começou na piscicultura por conta própria, sem instrução e sem orientação. Porém, os resultados efetivos de sua propriedade veio após a produtora rural conhecer o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, alavancando sua produção e vendas de pintados produzidos no município de Terenos – a 30 km de Campo Grande.

Saltando da situação de “pagar para trabalhar” para o “lucrar e ampliar alcance de mercado” o caso da produtora é o exemplo da série “Senar/MS Transformando Vidas” dessa semana em que trata sobre a cadeia produtiva de piscicultura.

“Conheci o Senar/MS em um Dia de Campo, a convite de um fornecedor de alevinos que tínhamos. Conheci o técnico e a partir daí começamos a receber a assistência técnica”, afirma Rosa avaliando, ainda, as mudanças da produção. “Mudou muito. O Senar/MS para nós foi o que deu uma justificativa daquilo que a gente queria chegar. Já estávamos desanimados. Então, a iniciativa reativou o interesse pela atividade e hoje agradecemos muito essa oportunidade”, ressalta.

No início dos trabalhos, ainda sem instrução, Rosa e o marido Antônio investiram muito mais do que precisavam para iniciar a atividade, resultando em números negativos nas primeiras vendas. “Além disso, por conta da grande quantidade que compramos, o tanque não foi suficiente e morreram muitos. Isso tudo foi resolvido com a assistência técnica”, detalhou.

Por fim, Rosa avalia: “Olha, o Senar/MS dá a oportunidade de crescermos. Porque é um aprendizado todo dia. Não só aprendizado, mas é como uma família. O Senar/MS hoje faz parte aqui dentro da nossa casa”, concluiu.

Transformando Vidas – O Sistema Famasul divulga todas as sextas-feiras uma matéria sobre a atuação do Senar/MS nas propriedades contempladas pelos programas de assistência técnica da instituição. Acompanhe!

Quer saber mais sobre a Piscicultura em Mato Grosso do Sul, clique aqui. Saiba mais sobre o Senar/MS na editoria Educação no Campo, acesse aqui.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu